UFPel sedia encontro do Fórum Estadual dos Coordenadores de Polo UAB

Dentro da programação do Seminário “UFPel sem Distância”, a Universidade Federal de Pelotas (UFPel) recebeu nesta sexta-feira (30) o encontro do Fórum Estadual dos Coordenadores de Polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB). A reunião presencial, primeira após a pandemia, teve lugar no Campus Anglo e reuniu cerca de 30 pessoas com a proposta de promover integração e a discussão de temas administrativos e conceituais sobre a educação a distância no estado.

Retomando os encontros bianuais e a aproximação entre os profissionais, a entidade propôs uma discussão acerca de seu Regimento. A intenção é aprovar a atualização do instrumento a partir das últimas novidades no segmento para nortear o trabalho da próxima gestão, que deverá ser eleita ao final do ano.

O presidente do Fórum e coordenador do Polo de Picada Café, Geovane Rinker, destacou a importância de um espaço que dê voz aos coordenadores. Segundo ele, o entrosamento e a troca dinâmica entre os participantes são fundamentais para aproximar as realidades de cada local. “A ideia é promover a união e um aconchego entre esses coordenadores”, disse.

Para a reitora da UFPel, Isabela Andrade, o encontro representa um momento de reflexão, troca de experiências e fortalecimento da educação a distância no estado, em prol da expansão e interiorização do ensino superior de qualidade. De acordo com a gestora, após a pandemia as estratégias e ferramentas de educação a distância começaram a ser vistas de forma mais simpática, mas ainda há muito preconceito em relação ao tema. “É momento de refletirmos e olharmos com olhar mais atento e carinhoso a essa forma de ensino”, disse, ressaltando que a EAD possibilita que a educação de qualidade chegue a lugares e pessoas muitas vezes ainda inatingíveis, especialmente em municípios e regiões menos favorecidas. “Nossa luta, como instituição de ensino superior, é garantir que a educação a distância seja uma modalidade de qualidade, com recursos tecnológicos avançados, corpo docente qualificado e uma estrutura de suporte eficiente. Reconhecemos os desafios inerentes a esse modelo educacional, mas estamos empenhados em superá-los em prol de uma educação inclusiva e de excelência”, afirmou. Segundo a reitora, o encontro estadual representa uma oportunidade ímpar para compartilhar boas práticas, discutir desafios e buscar soluções conjuntas. “Ao reunir coordenadores de polos UAB de todo o Rio Grande do Sul estamos fortalecendo laços de cooperação e construindo uma rede de profissionais comprometidos com a transformação social por meio da educação”, pontuou.

Representando a diretoria de Educação a Distância da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Simone Guimarães Guerra Gama participa do Seminário promovido pela UFPel desde o dia anterior e disse ter percebido a forte integração entre os polos do estado. De acordo com ela, o trabalho de articulação realizado é relevante para que a política de educação a distância seja de fato eficiente, buscando o bem comum, ofertando o máximo de vagas possível e beneficiando a quem mais precisa. “Para a Capes, essa parceria com os municípios é muito importante, porque eles estão ‘na ponta’ e sabem as necessidades dos cursos e do mercado de trabalho, o que nos permite alinhar a política da melhor maneira”, observou.

Após a abertura, as autoridades receberam, das mãos do coordenador do Fórum, um ofício indicando demandas em relação a cursos de graduação e pós-graduação levantadas a partir de um instrumento estadual de pesquisa. Para garantir ainda mais a integração, cada participante trouxe uma comida característica de sua região para um café compartilhado.