Seminário promove integração entre cursos EAD e presenciais

“UFPel sem distância”. Esse é o mote do seminário promovido pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel) para promover a integração entre cursos presenciais e a distância. O encontro, que ocorre de forma híbrida, como não poderia deixar de ser, iniciou nesta quinta-feira (29) e prossegue até o dia 1º de julho. No foco, além da aproximação das modalidades, estão a discussão sobre tendências tecnológicas e possibilidades de aplicação nas práticas pedagógicas.

O evento conta com 179 inscritos, dentre estudantes, servidores e tutores da UFPel e outras instituições da região. Na abertura, o coordenador do Núcleo de Políticas de Educação a Distância (Nuped/UFPel), Christiano Martino Otero Ávila, destacou que o seminário deverá marcar um novo momento na Universidade a respeito da atenção que precisa ser dispensada à educação on-line. Segundo ele, as projeções para o ensino superior em 2024 indicam 60% das matrículas na modalidade on-line. As instituições de ensino superior públicas precisam visualizar esse panorama e dedicar esforços, como modificar estruturas, para atuar nesse cenário. “Não é possível desprezar 60% de matrículas EAD. A universidade pública tem uma responsabilidade muito grande de marcar presença na educação a distância, mostrando modelos e formas de qualidade, sem deixar o presencial de lado”, disse.

A coordenadora da Universidade Aberta do Brasil (UAB) na UFPel, Rosaura Espírito Santo da Silva, ao informar que hoje a instituição tem 37 polos e 2.339 estudantes matriculados, destacou que a iniciativa busca interiorizar a educação de qualidade, fazendo-a chegar onde a educação presencial não chegaria. “Temos vivenciado junto com os polos o que o programa faz com as pessoas e a comunidade onde se faz presente”, disse, mencionando relatos de estudantes que tiveram suas vidas transformadas pela oportunidade de se inserir em um curso a distância. “Que possamos abrir uma porta para discutir com carinho e acolhimento essa modalidade importante e necessária, pensando em qualificar, expandir e fazer chegar em lugares mais longínquos”, pontuou.

O título do encontro foi salientado pela pró-reitora de Ensino da UFPel, Maria de Fátima Cóssio, que disse ser momento de buscar a unificação ou a não-dicotomia entre o que é presencial e o que é a distância. “Não temos dúvida alguma de que a UAB presta um serviço inestimável, mas por vezes percebemos que é uma universidade dentro da universidade”, refletiu, indicando o desejo de um diálogo mais próximo. De acordo com a gestora, a pandemia trouxe sofrimentos, mas também o aprendizado do quanto é importante utilizar as tecnologias na educação. “Hoje estamos em outro momento, pensando nas possibilidades que o ensino remoto emergencial nos ensinou”, afirmou, pontuando, dentre outros aspectos, a autonomia dos discentes para que haja educação de qualidade, não só on-line, mas também presencial. Segundo ela, a universidade cumpre seu papel quando promove autonomia intelectual e abstração para que o sujeito faça suas próprias escolhas, em seu campo de atuação profissional e na vida. “Convidamos todos para fazer essa discussão. As coisas mudaram. Precisamos protagonizar essas transformações”, arrematou.

A reitora Isabela Andrade destacou a relevância de promover integração e diálogo entre as duas modalidades visando fortalecer e enriquecer a experiência dos estudantes. Aludindo aos quatro cursos de graduação a distância, todos licenciaturas, e três cursos de especialização, a gestora destacou o papel desempenhado pela UFPel na formação de professores qualificados e comprometidos e também no aprimoramento profissional de áreas específicas. Segundo ela, a dimensão da EAD na instituição reflete o compromisso com a educação de qualidade, acessível e alinhada com as demandas da sociedade. Assim, a UFPel também se compromete com experiências e desafios, buscando explorar as melhores práticas e, por meio do diálogo, fortalece a experiência da educação. “É a união de esforços que consolida a excelência acadêmica na UFPel. Que esse evento seja um marco em nosso compromisso com a educação a distância e presencial. Vamos juntos construir um cenário promissor”, conclamou.

Representando a diretoria de Educação a Distância da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Simone Guimarães Guerra Gama parabenizou a UFPel pela iniciativa que articula a política de EAD. De acordo com ela, são 980 polos e 148 instituições de ensino superior que atuam no segmento e eventos regionais do gênero propõem a integração que o órgão gostaria de realizar. Ela destacou também que a orientação da UAB é voltada à formação de professores e que é perceptível o compromisso da UFPel com a área. “As experiências compartilhadas são de suma importância. Para nós, que estamos em Brasília trabalhando de forma mais burocrática e em termos de diretrizes nacionais, é necessário que vejamos onde a política é implementada”, disse, colocando-se à disposição para ouvir relatos que oportunizem ajustes de rumos.

Debates para o futuro
Após a abertura, Ávila e Rosaura conduziram uma apresentação sobre a UAB na UFPel. Na sequência, teve vez a palestra “O Futuro do Ensino Superior”, assunto abordado pelo professor da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) Ronaldo Mota.

A programação inclui ainda oficinas, palestras, mesas-redondas, sessões temáticas de relatos de experiências, atividades culturais e passeio pelos campi da UFPel.