“Mundo UFPel” apresentará mais de 150 atividades

Neste sábado (17), das 9h às 13h, os prédios da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) estarão abertos à visitação. A instituição vai promover mais de 150 atividades no evento “Mundo UFPel“, como oficinas, exposições, ações de demonstração, visitas a laboratórios, experimentos, rodas de conversa, mostras interativas, apresentações e outros formatos pensados para mostrar ao público as diferentes possibilidades oferecidas pela Universidade.

Além das atividades variadas em diversas áreas do conhecimento, a Universidade preparou uma programação artístico-cultural para receber as pessoas visitantes.

Durante todo o período do evento, serão realizadas Feira de Artesanato no Largo do Bola (Rua Alberto Rosa, 154), Feira da Associação Bem da Terra, no Campus Anglo (Rua Gomes Carneiro, 1), Estúdio UFPel – registro do evento em forma de filmagens, fotografias, gravação de depoimentos, também no Campus Anglo, e apresentação musical com Maria Ponce no Campus Capão do Leão.

Também haverá Leituras ao Microfone de Textos Literários, às 10h, no Campus Anglo; apresentação de percussão com o grupo Batucantada às 10h30min e às 11h15min no Largo do Bola; e apresentação do grupo Cypher de Danças Urbanas às 10h30min na Praça da Alfândega (Rua Benjamin Constant esquina rua Dona Mariana).

Os Museus do Doce (Praça Coronel Pedro Osório, 8), de Ciências Naturais Carlos Ritter (Praça Coronel Pedro Osório, 1) e de Arte Leopoldo Gotuzzo (Praça 7 de Julho, 180), estarão abertos das 08h30min às 12h e das 13h às 18h.

Os visitantes também poderão visitar as bibliotecas dos campi Anglo e Capão do Leão e das Ciências Sociais (Rua Alberto Rosa, 117) das 9h às 13h.

Múltiplas atrações

Diversas áreas do conhecimento poderão ser exploradas pelos participantes. Seja para conhecer mais sobre determinado curso ou mesmo decidir entre alguns deles, os visitantes terão à disposição uma programação altamente variada, tanto em temas quanto em formatos.

Por exemplo, estão previstas oficina de teatro, dança e zines; exibição de curtas-metragens; apresentações musicais; análise microscópica de alimentos; experimentos com tinta invisível, extração de óleos aromatizantes e identificação de impressões digitais; cena de crime simulada com informações sobre coleta de vestígios; preparação de formulação farmacêutica e produção de materiais como espumas e filmes finos. Também serão realizadas mostras de Jogos Digitais, Hardware e Robótica; oficinas de Rádio, Foto e Vídeo; leituras literárias; minigincana do Direito; brincadeiras na Brinquedoteca; jogo “verdades e mentiras” dos personagens do folclore; oficinas de Dobraduras e Tangram; oficinas de Yoga e Tamborterapia.

Haverá, ainda, demonstração teórico-prática de atendimento em parada cardiorrespiratória, engasgo, desmaio e crise convulsiva; atividades de simulação em saúde; oficina de Atividades e Recursos Terapêuticos; Seminário “Conhecendo as Nuvens”, da Meteorologia; exposição de peças anatômicas de animais domésticos e selvagens; ações de estudo de interações ecológicas, especiação e evolução.

A origem da carteira de trabalho, conforme acervo do curso de História; bate-papo sobre a desmistificação da Idade Média; e exposição “Como um doce olhar: Pelotas para quem?” (painéis em celulose com intervenções fotográficas em fotografias antigas) são atrações confirmadas.

O evento terá também Mostra de Astronomia; oficina de espectroscopia com a câmera do celular; atividade sobre o desenvolvimento das ideias científicas; demonstrações de uso de biogás, geotecnologias, biorremediação, gerenciamento de resíduos, educação ambiental, compostagem, recuperação de áreas e bioenergias.

A programação completa, com os horários e locais de cada atividade, pode ser acessada no site do Mundo UFPel, onde também estão mapas com a localização das unidades e cursos.

A comunidade mais perto da UFPel

A proposta da instituição ao promover o Mundo UFPel é aproximar potenciais candidatas e candidatos a estudar na UFPel, já que possui, regularmente, diversos processos seletivos para preenchimento de vagas novas e remanescentes (saiba mais).

Na ocasião, as pessoas participantes irão conhecer mais a estrutura da UFPel, o funcionamento dos cursos, as formas de ingresso e auxílios, além de tirar dúvidas sobre cada graduação. Os cursos também apresentarão matriz curricular, perfil do egresso e possibilidades de atuação em cada área.