Reitora recebe lideranças da Amparho

A reitora da Universidade Federal de Pelotas, Isabela Andrade, recebeu, na última quinta-feira (1º), lideranças da Associação de Amigos, Mães e Pais de Autistas e Relacionados com Enfoque Holístico (Amparho). A entidade pelotense buscava, com a reunião, intensificar a relação com a UFPel, de forma a oportunizar parcerias que permitam a interação de projetos da Universidade com as atividades da associação.

Segundo a coordenadora da Amparho, Eliane Bitencourt, a ideia é tornar a associação um grande laboratório de atendimento e pesquisa para as universidades. “O autismo é um campo aberto e cada vez mais em evidência”, disse.

Eliane citou as estimativas de que, atualmente, uma em cada 36 crianças nasça com um transtorno do espectro autista, o que faz com que, segundo ela, esse seja um tema que deva ser cada vez mais discutido na formação profissional.

A associação já tem realizado trabalhos em conjunto com a Universidade, como uma proposta de projeto arquitetônico para a sua futura sede, desenvolvida pelo Laboratório de Estudos Comportamentais da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (Labcon/FAURB). No entanto, um acordo mais concreto traria novas possibilidades.

A reitora Isabela acolheu com atenção ao pedido da Amparho: “Temos total interesse com a causa do autismo”. Como encaminhamento concreto da solicitação, foi solicitada à Coordenação de Convênios e Contratos da UFPel uma proposta de protocolo de intenções entre a Universidade e a associação, instrumento esse que possibilita a abertura de diversas frentes de parcerias; algumas alternativas elencadas pela vice-reitora Ursula Silva, também presente na reunião, seriam a realização de projetos de extensão e estágios no local.

Publicado em 07/06/2023, na categoria Notícias.