Início do conteúdo

UFPel cria grupo de pesquisa em Inteligência Artificial e Análise Preditiva em Saúde (GIAAPS)

A Universidade Federal de Pelotas (UFPel) é sede do grupo de pesquisa Inteligência Artificial e Análise Preditiva em Saúde (GIAAPS), que surge com a proposta de criação de uma rede interdisciplinar de pesquisadores vinculados a estudos na área de aprendizado de máquina em saúde.

De acordo com o grupo, a inteligência artificial (IA) é uma das áreas do conhecimento mais promissoras para contribuir no enfrentamento dos desafios atuais da área da saúde. Nesse contexto, machine learning (aprendizado de máquina) é um tipo de IA capaz de melhorar as decisões em saúde através da realização de predições de diferentes problemas e desfechos em saúde.

Não obstante, ainda são escassas as iniciativas brasileiras para a organização de grupos que possam avançar com o conhecimento sobre o tema e suas potenciais inovações em saúde.

As atividades do GIAAPS estarão inseridas em ações de ensino, pesquisa e extensão. Entre as atividades, serão abordadas a realização de projetos com foco em aprendizado de máquina na área da saúde, a análise de dados já existentes, o ensino de técnicas de machine learning e os desafios éticos na aplicação e realização de análises de aprendizado de máquina. Os integrantes do grupo incluirão pesquisadores da área da saúde, ciência da computação e ciência de dados. O GIAAPS será coordenado pelos professores Flávio Demarco, Helena Schuch e Bruno Nunes.

Envolvimento
Com a intenção de articular os pesquisadores da área, o grupo elaborou um questionário que pode ser respondido por pesquisadores (de qualquer nível de formação), para conhecer atividades/projetos em andamento relacionadas à machine learning em saúde. O prazo para respostas vai até 30 de junho.