Início do conteúdo

Dia Mundial Sem Tabaco é celebrado em 31 de maio

Dia 31 de maio marca o Dia Mundial Sem Tabaco. Para celebrar a data, a Coordenação de Saúde e Qualidade de Vida da Universidade Federal de Pelotas (CSQV/UFPel) produziu material a respeito do assunto buscando sensibilizar a comunidade acadêmica e estimular a redução do uso dessa substância.

O conteúdo pode ser lido abaixo, na íntegra.

O dia 31 de maio marca o Dia Mundial Sem Tabaco. A data foi instituída em 1987 pela Organização Mundial da Saúde (OMS) a fim de alertar sobre doenças relacionadas ao tabagismo.

Pensando nisso, a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas, através da Coordenação de Saúde e Qualidade de Vida (CSQV) traz informações sobre o assunto a fim de promover a redução do uso desta substância e assim incentivar a melhora da qualidade de vida da comunidade acadêmica.

Muitas são as doenças relacionadas ao uso do tabaco. Dentre estas, estão: doenças cardiovasculares, câncer de pulmão, de boca, laringe, esôfago, estômago, pâncreas, rim e bexiga, doenças respiratórias obstrutivas como a bronquite crônica e o enfisema pulmonar.

Mas o que acontece se parar de fumar agora?

Após 20 minutos, a pressão sanguínea e a pulsação voltam ao normal.
Após 2 horas, não há mais nicotina circulando no sangue.
Após 8 horas, o nível de oxigênio no sangue se normaliza.
Após 12 a 24 horas, os pulmões já funcionam melhor.
Após 2 dias, o olfato já percebe melhor os cheiros e o paladar já degusta melhor a comida.
Após 3 semanas, a respiração se torna mais fácil e a circulação melhora.
Após 1 ano, o risco de morte por infarto do miocárdio é reduzido à metade.
Após 10 anos, o risco de sofrer infarto será igual ao das pessoas que nunca fumaram.

Parar de fumar leva a benefícios que vão além da prevenção de doenças. A questão do redirecionamento de recursos financeiros utilizados para compra de cigarros para custeio de atividades de lazer, por exemplo. Quem sabe fazer aquela viagem que está há tempos querendo realizar ou curso que ainda não fez devido à falta de dinheiro. Ainda, parar de fumar frequentemente leva a um aumento significativo na disposição e fôlego para a realização de atividades físicas como caminhadas, corridas e prática de esportes.

Decidiu parar, mas pensa que não consegue? Não se preocupe, existe tratamento e acompanhamento para cessar o uso. Você não está sozinho/a!

O Sistema Único de Saúde fornece tratamento gratuito aos/ às fumantes que desejam parar. Em Pelotas existem atualmente 33 unidades de saúde com profissionais capacitados para realização de avaliação e tratamento e/ou encaminhamento. Dentre estas, 10 realizam atendimentos de grupo (Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas, Unidades Básicas de Saúde Bom Jesus, Cerrito Alegre, Sítio Floresta, Py crespo, Navegantes, Dunas e Laranjal). Todas as faixas etárias são contempladas com o programa. O tratamento é baseado em uma avaliação inicial clínica e identificação do grau de dependência, atendimentos periódicos que podem ser individuais ou em grupo e dependendo da necessidade uso de medicações. O município de Pelotas disponibiliza tratamento medicamentoso da dependência com uso de adesivos de nicotina de 21mg, 14mg, 7mg e bupropiona.

Os atendimentos periódicos são de extrema importância, pois aumentam significativamente a obtenção do êxito. E é através desses atendimentos que podemos ampliar o conhecimento acerca da dependência, das estratégias que podem ser utilizadas no dia a dia, troca de experiências e retorno do que funcionou e não funcionou.

Servidor/a ou trabalhador/a terceirizado/a na UFPel pode contar também com acolhimento biopsicossocial da CSQV através do telefone (53) 3284-3981 ou e-mail saude.servidor@ufpel.edu.br.

É possível parar de fumar!

Cuide-se!