Programa de educação para a aposentadoria de servidores finaliza mais uma turma

A proximidade de um processo de transição e adaptação a um novo ciclo de vida é um dos fatores que motivam o Evoluidade – Programa de Educação para a Aposentadoria dos Servidores e Servidoras da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Nesta semana, foram finalizadas as atividades da turma mais recente, que contou com a participação de onze pessoas, entre docentes e técnico-administrativos.

As ações desse grupo iniciaram em março e contaram com desenvolvimento de temas e realização de Oficinas de Criação, conduzidas pela servidora Faili Tomsen. A turma pôde refletir sobre assuntos como identidade, trabalho e aposentadoria; relacionamentos afetivo, familiar, social e seus reflexos na aposentadoria; cuidados com lazer, atividade física, saúde física e emocional; atividade voluntária e empreendedorismo; educação financeira; aspectos previdenciários; e etapas de adaptação à aposentadoria, encerrando com debate sobre projeto de vida no pós-carreira. Já as oficinas tiveram a proposta de integrar o grupo e promover habilidades para as quais os participantes poderiam não ter tempo para desenvolver ou desconhecidas até o momento.

De acordo com a psicóloga da Coordenação de Saúde e Qualidade de Vida da UFPel (CSQV), Maria Helena Silveira, o propósito do Evoluidade gira em torno de que servidoras e servidores consigam refletir e discutir sobre essa que é a transição mais significativa da vida adulta. “Que identifiquem o significado que tem o trabalho e a aposentadoria para si e para a cultura contemporânea; que percebam seus pensamentos e sentimentos relacionados a essa transição e a aposentadoria em si e que podem estar vinculados a receios, medos e fantasias”, destacou.

A iniciativa também se ancora na legislação que prevê a implementação de proposições para educação para a aposentadoria no serviço público federal: a Portaria nº 12, de 20 de novembro de 2018, que institui as diretrizes gerais para promoção da educação para aposentadoria do servidor público federal dos órgãos e entidades que compõem o Sistema de Pessoal Civil da Administração Federal (SIPEC), durante o exercício profissional e ao longo da aposentadoria. Atendendo à necessidade de implementação do Programa de Educação para a Aposentadoria no âmbito da UFPel, a partir do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2015-2020 da Universidade, deu-se a institucionalização do Evoluidade.

Nova turma
No segundo semestre de 2023, a partir de julho, está prevista a abertura de inscrições para o segundo grupo desse ano. As inscrições ocorrem mediante a ação de capacitação da Coordenação de Desenvolvimento de Pessoas (CDP). Podem participar servidoras e servidores em qualquer etapa de sua carreira; no entanto, é fundamental que aqueles que estejam com proximidade à aposentadoria – em torno de dois anos – procurem se inscrever para que possam proceder a reflexões e discussões que lhe auxiliarão nesse processo de transição e adaptação a um novo ciclo em sua vida.

Informações sobre o Evoluidade podem ser obtidas na CSQV (Campus Anglo – Bloco A, sala 201), pelo telefone (53) 3284-3981 ou pelo e-mail csqv@ufpel.edu.br.