Pinacoteca do Palácio Piratini: Obras de arte restauradas pela UFPel estão disponíveis para visita virtual

Na data em que se celebra o Dia Internacional dos Museus, 18 de maio, o trabalho de conservação e restauro desenvolvido na Universidade Federal de Pelotas (UFPel) passou a integrar os conteúdos de estreia da ferramenta “Pocket Gallery virtual” (Galeria Virtual de Bolso, em tradução livre), do aplicativo “Arts & Culture” (Artes e Cultura) do Google. O recurso permite experiência imersiva, de representação gráfica tridimensional (3D), para a exposição “Pinacoteca do Palácio Piratini – Obras Restauradas“, com textos e áudios explicativos.

As 17 pinturas de cavalete, disponíveis fisicamente na sede do governo do Estado o e, agora, no ambiente virtual, foram restauradas pela UFPel, com a participação de estudantes do curso de Bacharelado em Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis. Para conferir a galeria on-line, é preciso baixar o aplicativo “Google Arts & Culture”, para dispositivos móveis com sistemas Android ou iOS, ou acessar pelo navegador.