Pinturas do Palácio Piratini restauradas pela UFPel integram exposição no MALG

Será aberta na tarde desta quinta-feira (9) a exposição “Pinacoteca do Palácio Piratini – Obras Restauradas”. A mostra é composta pelas 17 pinturas restauradas pelo Laboratório Aberto de Conservação e Restauração de Pinturas (Lacorpi) que pertencem ao acervo do Palácio Piratini, sede do governo do estado do Rio Grande do Sul. A exibição das obras ocorrerá no Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo até o mês de maio.

A restauração das peças é fruto de um acordo técnico-científico firmado entre a Universidade Federal de Pelotas e o governo estadual dentro das comemorações do centenário do Palácio. O procedimento realizado pelo laboratório da UFPel restitui a integridade das obras. Foram feitos procedimentos como exames pontuais e globais, análises estética, iconográfica, iconológica e histórica, assim como os procedimentos práticos da restauração, todos realizados por servidores e estudantes da Universidade.

Além disso, durante o processo de reabilitação, são possibilitadas várias práticas que envolvam a comunidade e a universidade, abrindo o debate sobre a importância da preservação do patrimônio cultural. Além da exposição, que coroa a trajetória de restauro, a vasta documentação gerada pelo projeto contribuirá para a criação de um e-book sobre o acervo.

A exposição traz peças produzidas por Helios Seelinger, Leopoldo Gotuzzo, Guido Mondin, Benette Casaretto Motta, Jatyr Loss, Angelo Guido, Masanori Uragami, Libindo Ferrás e Glauco Rodrigues.

Visitas ocorrerão a partir de quinta-feira (9), com entrada gratuita. O Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo fica localizado na praça Sete de Julho, 180, com horário de funcionamento de terça a sábado das 12h30min às 18h30min.