Conversa Musical Dandô – Arte em Movimento será realizada nesta terça (25)

A Universidade Federal de Pelotas (UFPel) recebe, nesta terça-feira (25), às 14h, a Conversa Musical Dandô – Arte em Movimento. A atividade será realizada no Conservatório de Música (Rua Félix da Cunha, 651). A entrada é franca.

Dandô é uma rede de diversos coletivos, mobilizadores locais, artistas, instituições, produtores culturais e afins. Dentro do seu propósito, também promove integração, democratização, circulação de ideias, pessoas e cultura, colaborando com uma sociedade mais sensível e participativa. Carrega a missão de contribuir com encontros, trocas e reflexões culturais acerca da música e da arte em geral.

Neste encontro, a cantautora e pesquisadora de cultura popular Kátya Teixeira – criadora e coordenadora geral do Dandô – ao lado do diretor e documentarista Mário de Almeida, vão entremear música e prosa sobre os caminhos do coletivo, dos saberes populares e de gestão cultural. Mais informações estão disponíveis aqui.

Sobre os realizadores

Kátya Teixeira
Cantautora e instrumentista paulistana, pesquisadora da cultura popular brasileira. Com 29 anos de carreira, traz em seu trabalho o resultado de suas andanças pelo Brasil, países Latino-Americanos e Europeus. Tem oito álbuns e quatro singles gravados. Teve seus CDs indicados aos Prêmios da Música Brasileira, Profissionais da Música, Grão de Música e Troféu Catavento de Solano Ribeiro – Rádio Cultura/SP.

Assina vários projetos culturais dentre os quais se destaca o premiado Dandô – Circuito de Música Dércio Marques que cria um intercâmbio e circulação de música popular em várias cidades brasileiras, da América Latina e Europa.

Mário de Almeida
Diretor, produtor e roteirista de São Paulo, capital. Formado em Audiovisual pela Universidade Anhembi Morumbi. Ministra oficinas de documentário e audiovisual. Desenvolve projetos de documentários e para mídias digitais em seu estúdio de criação Maravilha Filmes. Pesquisa cultura popular e música de viola, temas sobre os quais realiza projetos, como os curtas “Reis – os violeiros de Palmital” (2013), “Entreposto – tradição em movimento no caminho das tropas” (2019) e “Vem com o tempo – tradição e fé da Região Bragantina” (2020). Em 2018 concluiu seu primeiro longa-metragem, o documentário “Viola Perpétua” (ProAC 2017), exibido na televisão brasileira por meio dos canais Music Box Brazil e TV Aparecida entre os anos de 2018 e 2021. Realiza trabalhos audiovisuais com músicos, vídeos promocionais de lançamentos de álbuns musicais, vídeos e documentários sobre eventos musicais e videoclipes. Entre os projetos atuais, destacam-se: “Sessões elétricas para um novo tempo”, com o violeiro Ricardo Vignini (2020), “Beira de Folha”, com Consuelo de Paula e João Arruda (ProAC 2019); a webserie “Viola da Terra” (Proac 2021 e 2022); o projeto experimental “Viola Avançada” (Proac 2021), com os músicos Dino Vicente, Edgard Scandurra, Katya Teixeira, entre outros; o documentário “Levi Ramiro – Violeiro e Artesão” (Proac 2020); e o documentário “Mostra Reverbo”, sobre o coletivo de cantautores pernambucanos contemporâneos (2023).

Publicado em 24/04/2023, nas categorias Destaque, Notícias.
Marcado com as tags Arte, Artes, Centro de Artes, Cultura Popular, Música, Roda de Conversa.