Programas de Pós-Graduação da UFPel terão aumento nos recursos do Proap

Os Programas de Pós-Graduação da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) terão um incremento nos recursos recebidos através do Programa de Apoio à Pós-Graduação (Proap) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). O aumento é reflexo da recomposição nos investimentos anunciada pelo Ministério da Educação no início do mês e pelo avanço em indicadores de qualidade dos cursos de mestrado e doutorado da Instituição.

Os recursos do Proap são destinados a ações para qualificar as condições de formação e pesquisa no país como o fomento a participação de docentes e discentes dos Programas em eventos da área, bem como custear saídas de campo e serviços de terceiros, como a editoração de revistas. De acordo com o coordenador de Pós-Graduação da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação (PRPPG), Rafael Vetromille-Castro, a Capes investirá, em 2023, R$ 225 milhões em ações para a formação de alunos de mestrado e doutorado no país, o investimento é R$ 47 milhões maior que em 2022.

Além disso, os recursos também foram ampliados como reflexo do avanço acadêmico e administrativo da pós-graduação da UFPel. “O cálculo do valor que cada Programa recebe leva em conta itens como número de alunos, conceito e área do curso. Como a UFPel teve um crescimento significativo na última avaliação da Capes, com 20 programas tendo a nota aumentada, os recursos foram ampliados também em função desse crescimento de qualidade”, explicou Rafael.

De acordo com o coordenador, a retomada dos investimentos na pós-graduação impactará diretamente na pós-graduação da UFPel. “O impacto ter sido ainda maior em função do desempenho dos Programas dentro de cada área, mostra que a pós-graduação está em um bom caminho e que as ações de planejamento estratégico da Universidade estão surtindo efeito”, pontuou.

Como exemplos, o Programa de Pós-Graduação em Modelagem Matemática que na última avaliação passou da nota 3 para a nota 4 recebia R$ 6.638 mil pelo Proap e agora passará a receber R$20 mil. Entre os programas de recebem mais recursos, o Programa de Pós-Graduação em Educação, recebia em torno de R$ 102 mil e passará a receber em torno de R$ 145 mil e o Programa de Pós-Graduação em Letras que recebia em torno de R$ 69 mil, passará a receber em torno de R$ 104 mil.

Publicado em 20/04/2023, nas categorias Destaque, Notícias.
Marcado com as tags Pós-graduação, PROAP, PRPPG.