UFPel recebe Indígenas e quilombolas para processo seletivo neste fim de semana

A Universidade Federal de Pelotas (UFPel) espera mais de 200 candidatos para o Processo Seletivo Especial para Indígenas e Quilombolas. As provas serão realizadas no Campus Capão do Leão entre os dias 14 e 16 de abril. Entre os inscritos, 150 indígenas e 60 quilombolas chegarão de diversas regiões do país para participar da seleção.

O Processo Seletivo Especial, ocorre uma vez por ano, desde 2015, e é mais uma oportunidade para que as comunidades indígenas e as remanescentes de quilombos possam ingressar nos cursos da Universidade. Diferente de outros processos seletivos que dão acesso à UFPel, a seleção de estudantes quilombolas e indígenas não é composta por avaliações dos conteúdos estudados durante a educação básica. As provas contemplam a redação de um memorial descritivo, no qual o candidato pode falar sobre suas vivências na comunidade, a importância da sua futura formação para seu local de origem. Além disso, os candidatos realizam a defesa do memorial descritivo diante de uma banca composta por servidores da UFPel ligados à área de diversidade e inclusão. A prova de redação ocorrerá na noite de sexta-feira (14) e a prova oral de defesa do memorial descritivo será realizada na tarde de sábado e durante todo o domingo.

Com editais específicos, lançados no mês de março, são oferecidas 20 vagas em cursos de graduação da instituição. Pelo Edital para quilombolas, são ofertadas vagas especiais nos cursos de Administração, Agronomia, Direito, Educação Física, Enfermagem, Fisioterapia, Medicina, Medicina Veterinária e Psicologia. Já moradoras e moradores de comunidades indígenas podem concorrer às vagas nas graduações em Agronomia, Direito, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Medicina, Odontologia e Psicologia.