Câmpus Capão do Leão inaugura Espaço Viva Bem

O Câmpus Capão do Leão da Universidade Federal de Pelotas ganhou, nesta quarta-feira (5), um local voltado para a saúde e a qualidade de vida de servidores e trabalhadores terceirizados. É o Espaço Viva Bem, uma iniciativa da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas pensada para o bem-estar de quem trabalha pela Universidade.

Localizado no Centro de Convivência do CCL, ao lado do restaurante, o Espaço Viva Bem conta com uma grande sala onde poderão ser desenvolvidas atividades diversas; também há banheiro e outros pequenos cômodos. Segundo a servidora Carolina Bunde, à frente pela Coordenação de Saúde e Qualidade de Vida da Progep, responsável direta pelo Espaço, a ideia é ali realizar atividades ligadas ao bem-estar dessa comunidade.

Dessa forma, entre as ações já destinadas ao Espaço Viva Bem do CCL está a vacinação contra a gripe, que deve iniciar nas próximas semanas; também estão previstas sessões de ginástica laboral, além de rodas de conversa sobre temas pertinentes ao ambiente de trabalho. A CSQV busca, além disso, parcerias com projetos de extensão que possam proporcionar outras atividades no local.

Inauguração

O ato de inauguração ocorreu na tarde do dia 5 de abril, com a presença de membros da gestão da UFPel e servidores.

A pró-reitora de Gestão de Pessoas, Taís Ullrich, ressaltou que a existência de um espaço físico com esse fim no Câmpus Capão do Leão é uma ideia de muito tempo; sua inauguração é um avanço no cuidado da Progep com a saúde do servidor, que passa a planejar ações proativas de promoção do bem-estar físico e mental.

Já a coordenadora da CSQV disse ser este um marco para equipe, na medida em que consegue dar novos passos em direção à Política Nacional de Atenção à Saúde dos Servidores. Para o superintendente do Câmpus Capão do Leão, a abertura do Espaço é a realização de uma demanda antiga da comunidade do CCL, que sentiu o distanciamento físico desde a saída da reitoria do local.

A reitora Isabela Andrade também celebrou o avanço a ser conquistado com o local. “Que este seja um espaço leve, agradável, para o encontro de quem trabalha aqui no Capão”, desejou ela.

Caminhada pela Saúde

Logo após a inauguração do Espaço Viva Bem, já ocorreu sua primeira atividade, a Caminhada pela Saúde. O evento foi alusivo ao Dia Mundial da Saúde, que ocorre na sexta-feira (7).

Depois de um alongamento, os participantes puderam percorrer um trajeto de três quilômetros pelas dependências do CCL e da Estação Experimental Terras Baixas da Embrapa Clima Temperado.