Início do conteúdo

Evento promove ação de prevenção e conscientização sobre infecções sexualmente transmissíveis

O câmpus Anglo da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) receberá o evento “PrEP Itinerante“, iniciativa para educação em saúde sobre a prevenção de infecções sexualmente transmissíveis e os seus tratamentos. As atividades serão realizadas em 14 de abril, das 13h às 17h, no estacionamento e em salas reservadas.

No evento, serão distribuídos testes rápidos para HIV e realizados diagnósticos para infecções sexualmente transmissíveis. Nesse processo, serão prestados aconselhamentos pré e pós-teste e encaminhamentos para os serviços públicos de saúde. A ação é organizada pela Secretaria Municipal de Saúde e o Coletivo Antissorofóbico Posithives, da UFPel, com o apoio do Núcleo de Gênero e Diversidade (Nugen).

PrEP

O nome do evento itinerante, “PrEP”, integra a expressão “Profilaxia Pré-Exposição ao HIV”. Consiste em  um método farmacológico altamente eficaz de prevenção à infecção ao vírus causados da aids. De modo simplificado, PrEP consiste na ingestão diária de um comprimido que inviabiliza a infecção por HIV quando em contato pelo organismo. A PrEP faz parte de uma estratégia conhecida como prevenção combinada: a utilização de diferentes métodos de prevenção a infecções sexualmente transmissíveis (ISTs).