Vacina contra a Gripe: Hospital Escola recebe inscrições para estudo em seres humanos

Pessoas saudáveis a partir de 60 anos e de 3 a 17 podem contribuir, em Pelotas, com os estudos clínicos (pesquisas com seres humanos) para novo imunizante contra o vírus Influenza (gripe). O agendamento das avaliações é realizado pelo Centro de Pesquisas Clínicas, do Hospital Escola (HE) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). O Centro está localizado na rua Almirante Guilhobel, 221, bloco 3.

As inscrições de voluntárias e voluntários são recebidas pelos telefone (53) 3284-4981 e (53) 99155-9512, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, ou por formulário eletrônico. Além do critério de idade, para participar, é preciso estar saudável, não ter recebido vacina contra a gripe em 2023, nem qualquer outro imunizante quatro semanas antes da pesquisa. Também é vedada a inclusão de quem contribui com outros estudos similares.

Benefício à população

As vacinas contra a gripe são produzidas pelo Instituto Butantan, centro público de pesquisas vinculado ao Estado de São Paulo. Atualmente, há vacina que protege de três subtipos do vírus da gripe; o novo imunizante abrangerá quatro subtipos. Após os estudos, a vacina poderá ser incorporada ao Sistema Único de Saúde (SUS), o que ampliará a proteção da população brasileira contra a gripe.

gripe é uma infecção aguda do sistema respiratório, provocado pelo vírus da influenza, com grande potencial de transmissão. Existem quatro tipos de vírus influenza/gripe: ABC e D. Os vírus influenza A e B são responsáveis por epidemias sazonais. O vírus influenza A é causador de pandemias. A vacinação é a forma mais eficaz de prevenção e suas complicações, evitar casos graves e óbitos por gripe.