CRInter aplica testes de proficiência em língua inglesa

A Coordenação de Relações Internacionais (CRInter) realizará a aplicação dos testes de proficiência em língua inglesa TOEFL ITP adquiridos com a empresa Mastertest, através de acordo estabelecido entre a empresa, representante brasileira da ETS e a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes).

No mês de março, ocorrerão três rodadas de aplicações para 31 candidatos à avaliação da proficiência, todos estudantes de Doutorado de programas de pós-graduação da UFPel que se candidataram ou candidatarão a cotas de bolsas de doutorado-sanduíche no exterior pelo edital PDSE-CAPES, junto à PRPPG ou edital interno da UFPel pelo Programa CAPES PRINT.

Os editais exigem certificação de proficiência em idioma estrangeiro para indicação do bolsista à realização de período de estudos no exterior, sendo o teste TOEFL ITP de aplicação institucional e amplamente aceito pelas agências de fomento brasileiras e instituições internacionais de destino dos estudantes da UFPel.

A aquisição dos testes, cujas aplicações vêm ocorrendo em formato remoto, ampliou o acesso à avaliação da proficiência em língua inglesa através de teste internacionalmente reconhecido aos discentes de pós-graduação da UFPel. Nesse sentido, novas iniciativas estão sendo estudadas para ampliar o público-alvo de acesso aos testes, normalmente ofertados por centros aplicadores privados, ainda considerando o cenário de escassez de recursos financeiros pelo qual passam as universidades federais.

Publicado em 22/03/2023, na categoria Notícias.
Marcado com as tags CRInter, Pós-graduação, proficiência.