UFPel promove evento sobre prevenção e saúde para estudantes e comunidade

A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis da Universidade Federal de Pelotas (Prae/UFPel) realiza, no dia 22, o evento Prae Acolhe. A atividade ocorrerá das 9h às 16h, no Câmpus Capão do Leão, com o objetivo de realizar ações preventivas com foco direcionado para saúde física e mental. Além de informar e auxiliar sobre os programas de assistência estudantil da UFPel, o Prae Acolhe contará, também, com atividades educativas e culturais. O evento é voltado para estudantes da Universidade e comunidade externa.

O evento promove acolhida e atendimento preventivo no âmbito da saúde e contará com diversas ações. Estão programadas a participação da unidade móvel com vacinação de Covid-19, Influenza, Vacina Dupla contra Difteria e Tétano (DT), Tríplice e Hepatite B; testes de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) (junto com material informativo) e distribuições de preservativos. Também haverá ações de prevenção sobre saúde oral – câncer de boca e prevenção cárie, combate ao tabagismo, prevenção de lesões de pele, informações sobre saúde do idoso, saúde da mulher e contracepção e aula demonstrativa de yoga, dentre outras atividades.

O evento também vai contar com mesas informativas sobre os programas de auxílio e benefícios disponibilizados para os estudantes da Universidade. Além dessas ações, serão realizadas atividades culturais com música, teatro e dança, com participação especial do Grupo de Choro do Núcleo de Música Popular (Nump).
A Prae busca realizar acolhidas com o intuito de atender e orientar os estudantes para que tenham uma formação de excelência. Esse trabalho de acolhimento e orientação da Prae ocorre de diferentes maneiras, seja em palestras, seminários, comunicação virtual, reuniões presenciais ou atendimentos individualizados, tendo o objetivo de acolher, dar apoio e suporte para estudantes da sua comunidade acadêmica e população em geral.

A chefe do Núcleo Psicopedagógico de Apoio ao Discente (Nupadi/Prae) e idealizadora do evento, Rogéria Cruz Guttier, convida todos da comunidade acadêmica e comunidade em geral para participarem. “Sabemos que cuidar da nossa saúde é muito importante. A presença de todos é fundamental”.

Caso chova, o evento será adiado para a semana seguinte.