Início do conteúdo

Programa Viva Bem promove aferição de pressão e orientações sobre hipertensão e vacinas

O Programa Viva Bem, promovido pela Coordenação de Saúde e Qualidade de Vida da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (CSQV/Progep), está promovendo duas novas atividades: “Rastreamento e monitoramento de hipertensão arterial” e “Incentivo à atualização do calendário vacinal”. As iniciativas, voltadas aos servidores, ocorrerão em todas as unidades acadêmicas e administrativas da UFPel.

O Viva Bem foi criado em setembro de 2022 com a proposta de promover a saúde, a qualidade de vida e prevenção de doenças entre servidoras, servidores, trabalhadoras e trabalhadores terceirizados da UFPel.

Diferentes projetos de saúde estão vinculados a esse Programa, como incentivo à doação de sangue, realização de campanhas de vacinação, monitoramento da pressão arterial e controle da glicemia, estímulo à prática de atividade física e alimentação saudável, elaboração de estratégias de controle do tabagismo e outras drogas, orientações quanto aos cuidados de saúde física e mental e promoção de ambientes de trabalho saudáveis.

As atividades desses projetos tiveram início ainda em 2022 nas unidades-piloto: Progep, Pró-Reitoria de Ensino (PRE) e Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PREC).

Neste ano, a equipe da CSQV já desenvolveu as ações de verificação de pressão arterial e avaliação das carteiras de vacinação no Centro de Artes, em fevereiro. A próxima unidade será a Faculdade de Medicina, nos dias 09 e 10 de março, pela manhã. Posteriormente, serão percorridas as diferentes unidades acadêmicas e administrativas da UFPel, como forma de incentivar o cuidado com a saúde, orientando e esclarecendo dúvidas.

De acordo com a enfermeira Deciane de Carvalho, integrante da CSQV, além de prestar o serviço e orientar as pessoas participantes, a ação vai oportunizar que a equipe possa identificar necessidades e aproximar-se de trabalhadoras e trabalhadores que tenham demandas de saúde. “Com esse rastreamento, será possível acompanhar um servidor hipertenso, ou ainda promover campanhas de vacinação que sejam necessárias”, observou.

As unidades receberão o convite previamente para participação da ação. As datas e horários mais convenientes, de acordo com o público, serão combinadas com as chefias.