Início do conteúdo

CSQV irá promover Ginástica Laboral na UFPel

A Coordenação de Saúde e Qualidade de Vida da Universidade Federal de Pelotas (CSQV/UFPel) passará a ofertar atividades que busquem melhorar as condições de trabalho e a qualidade de vida de servidoras e servidores e terceirizadas e terceirizados. Uma delas é a ginástica laboral. A iniciativa está ligada ao Programa Viva Bem UFPel.

Como o próprio nome já diz, a ginástica laboral é o tipo de prática realizada coletivamente no ambiente e horário de trabalho, podendo ser no próprio posto de trabalho ou, ainda, em um espaço organizado para esse fim. É composta por exercícios de curta duração (10-15min) e baixa intensidade, que incluem técnicas de alongamento e respiração.

A ginástica laboral tem como objetivo a melhora na saúde física e mental das trabalhadoras e trabalhadores, aumentando a concentração e a atenção, e combatendo doenças relacionadas ao trabalho – como ansiedade, estresse, depressão, lesão por esforço repetitivo e doenças osteomusculares ligadas ao fazer profissional (LER/DORT). Desenvolve a consciência corporal, minimizando a monotonia e a sensação de tédio, aprimorando o relacionamento interpessoal (descontraindo e melhorando a disposição), e reduzindo a sensação de fadiga e esgotamento ao fim do dia.

Pesquisa para qualificar a atividade
Para o oferecimento dessa atividade, a CSQV solicita às servidoras, servidores, trabalhadoras e trabalhadores terceirizados, que respondam a uma pesquisa de intenção de participação na atividade. As respostas possibilitarão a organização da equipe para o desenvolvimento e aperfeiçoamento da proposta.