PRE reúne coordenações de cursos de Graduação

Nesta segunda-feira (06), a Pró-Reitoria de Ensino da Universidade Federal de Pelotas (PRE/UFPel) realizou reunião geral com as coordenações de curso de graduação. A abertura foi feita pela vice-reitora, Ursula Silva, que enfatizou a importância das coordenações para o bom funcionamento do ensino de graduação na UFPel, bem como no processo de reflexão sobre o papel que os cursos desempenham na formação da população e seu impacto social.

Na sequência, a pró-reitora de Ensino, Maria de Fátima Cóssio, apresentou a pauta da reunião, passando a seguir à apresentação dos indicadores acadêmicos, baseados no censo da Educação Superior 2021, na Plataforma EcoGrad, do Colégio de Pró-Reitores de Graduação da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Cograd/ANDIFES) e nos dados fornecidos pelo sistema institucional. Os indicadores apresentados em série histórica (2019-2022) contemplaram a ocupação de vagas, o número de alunos matriculados, os índices de trancamentos, desligamentos e cancelamentos de matrículas, os índices de evasão e os turnos de oferta de cursos na UFPel em comparação com as demais Instituições Federais de Ensino Superior (IFES).

As informações foram contextualizadas, levando em consideração o cenário da Educação Superior no país e da sociedade em geral, indicando que cada curso deverá aprofundar os dados individuais e apresentar um projeto de ensino, com ações que visem à redução dos indicadores desfavoráveis e ampliação dos favoráveis. Cada projeto de ensino, com duração de dois anos e tendo a coordenadora ou coordenador como responsável, será vinculado ao Programa de Permanência e Qualidade Acadêmica da PRE, que contará com uma comissão de avaliação e acompanhamento dos projetos.

O segundo ponto de pauta foi a apresentação da proposta de Fórum de Coordenações de Curso de Graduação (FORCOGRAD), sob a responsabilidade do professor Antonio Mauricio Medeiros Alves, coordenador de Ensino e Currículo, abordando a Minuta de Regimento que será enviada à apreciação dos cursos e, após, à aprovação do Conselho Coordenador do Ensino, da Pesquisa e da Extensão (Cocepe), com vistas a instalação do Fórum.

Após o intervalo foram prestadas informações referentes à materialidade dos calendários de regularização: Nota Técnica nº 02/2022 (PRE), utilização do e-AULA e novas funcionalidades do Sistema Cobalto, sob a responsabilidade do professor Christiano Ávila (chefe do Núcleo de Políticas de Educação a Distância – Nuped) e da coordenadora da Coordenação de Registros Acadêmicos (CRA) Emileni Tessmer.

As coordenações levantaram questionamentos e dúvidas em relação aos temas abordados e apresentaram sugestões às proposições da PRE.