Superintendência do Campus Capão do Leão inaugura sala

A integração entre a gestão da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e o Campus Capão do Leão ganhou mais um reforço nesta quarta-feira (1º): uma sala para a Superintendência do Campus (SCCL). O espaço fica no Centro de Vivência e Atividades Múltiplas (CEVAM), prédio 78, próximo à agência do Banco do Brasil.

Apesar de atuar desde 2021, no início da atual gestão, a Superintendência do Campus Capão do Leão ainda não dispunha de espaço físico. Agora, o ambiente contará com local de atendimento e também uma sala de reuniões multiusuários.

A Superintendência foi criada com a missão de fazer a integração acadêmica e administrativa entre os cursos lotados no Capão do Leão – 20 de graduação e 35 de pós-graduação –, com a gestão central da UFPel. São aproximadamente 4,5 mil estudantes, além das alunas e alunos que frequentam disciplinas no lugar. O Centro Agropecuário da Palma e o Biotério Central também são ligados à Superintendência.

O superintendente, Gilberto D’Ávila Vargas, destaca que a comunidade agora enxergará, fisicamente, a gestão no Campus. “A Superintendência é uma facilitadora dos processos. Uma intermediadora das questões de ensino e das rotinas administrativas”, explicou. Segundo ele, com a sala, centralizada e adequada para receber as variadas demandas administrativas e acadêmicas, haverá ganho de agilidade, além de reforço da presença da gestão no local. “Essa acolhida é muito positiva para a nossa comunidade”, pontuou.

Para a vice-reitora, Ursula Silva, é um desafio gerir uma Universidade que se ambienta em dois municípios: Pelotas e Capão do Leão. De acordo com ela, a sala da Superintendência trará maior proximidade, diálogo, escuta e interlocução com as unidades lotadas no Capão do Leão. “Que seja um espaço muito utilizado, em que as pessoas se sintam à vontade para nos demandar e ter ideias juntos para fazermos melhor a nossa UFPel. Que tenhamos muito sucesso e realizações nesse espaço”, afirmou, salientando que o diálogo oportuniza que as pessoas se vejam como parte da UFPel e comprometidas com a comunidade e o desenvolvimento da região.

A reitora, Isabela Andrade, destacou que a inauguração da sala é a consolidação física de um movimento que já vinha ocorrendo, fruto de demanda antiga. A gestora também agradeceu às equipes que contribuíram para a concretização do espaço. “O Gilberto [superintendente] somos nós aqui dentro. Chegando a ele, vai chegar a nós. Que seja um espaço de alegrias e conquistas, que é o que a gente espera e almeja para o futuro”, afirmou.

A sala da Superintendência já está aberta para receber o público, mas ainda não tem um horário fixo de funcionamento – o que deverá ocorrer com a chegada de um servidor em breve. O contato também pode ser feito pelo e-mail sccl@ufpel.edu.br.