CA e FAURB terão geração fotovoltaica de energia

A Universidade Federal de Pelotas e a empresa Equatorial Energia assinaram termo de cooperação técnica para a instalação de geração fotovoltaica de energia e a implantação de medidas de eficiência energética nos prédios do Centro de Artes e da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo.

A iniciativa faz parte do Programa de Eficiência Energética, para o qual a UFPel havia sido contemplada em 2019 com o valor de R$ 225 mil, quando a concessionária de energia elétrica ainda era a Companhia Estadual Distribuição de Energia Elétrica (CEEE-D). Devido à pandemia e à privatização da organização, adquirida pela Equatorial, a execução da instalação acabou não ocorrendo em 2020, como previsto.

O projeto a ser executado na UFPel passará, nas próximas semanas, por aprovação da concessionária; depois disso, tramitará internamente na Universidade, junto à Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento, que fiscalizará a intervenção. A previsão é que a execução seja concluída dentro de dois meses.

Estava prevista no projeto a substituição de todo o sistema de iluminação das unidades por lâmpadas de LED; o procedimento já foi realizado em novembro.

Além disso, será instalado o sistema de geração fotovoltaica, com capacidade de 58 kWp, suficiente para atender 70% do consumo das edificações. O projeto da unidade geradora foi atualizado, de forma que parte dos módulos servirá para alimentar um banco de baterias, para que a energia possa ser compensada no horário de pico, que ocorre das 18h às 21h, período em que a tarifa é mais elevada.

Com ambas as medidas, é esperada uma economia anual de R$ 70 mil. A UFPel já tem instalados, no Campus Anglo, Agência da Lagoa Mirim e Centro de Pós- Graduação e Pesquisas em Ciências Humanas, Sociais, Sociais Aplicadas, Artes e Linguagem (CEHUS) sistemas de geração fotovoltaica de energia que totalizam 200 kWp. Desde a sua instalação, em 2022, já foram gerados nesses locais cerca de 150 mil kWh, o que já reduziu o gasto de energia elétrica da Universidade em mais de R$ 100 mil.