Com aulas nas férias, UFPel oferecerá curso de Ciências Biológicas para professores da rede pública

Professores da rede pública de ensino básico terão uma oportunidade especial de cursar licenciatura em Ciências Biológicas na Universidade Federal de Pelotas no ano de 2023: a graduação será oferecida com aulas nas férias, podendo aliar suas atividades docentes com a nova formação. O curso será oferecido por meio do Plano Nacional de Formação dos Professores da Educação Básica (Parfor), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior (CAPES).

A duração da licenciatura nessa modalidade é a mesma do curso regular, ou seja, quatro anos. No entanto, as aulas serão ministradas no período das férias escolares, nos meses de janeiro, fevereiro e julho. No restante do ano, haverá a aplicação de atividades em serviço, com acompanhamento dos professores daquele semestre.

As pessoas interessadas em participar do programa devem atualizar seus dados na Plataforma Freire, da CAPES, até o final deste ano; também devem registrar o interesse em participar da seleção pelo e-mail parfor.ufpel@gmail.com. Os nomes selecionados serão divulgados após confirmação das informações fornecidas pelos candidatos pelas secretarias municipais e estaduais de Educação. A seleção será feita pela CAPES, tendo como prioridades professores atuantes nas regiões Sul e da Campanha.

O Plano Nacional de Formação dos Professores da Educação Básica (Parfor) visa estimular a formação em nível superior de professores em exercício nas redes públicas de educação básica, proporcionando- lhes oportunidades de acesso à qualificação profissional.

Publicado em 19/12/2022, nas categorias Destaque, Notícias.