FAEM realiza exposição de maquetes de micro-organismos

Após dois anos e meio de espera, voltou a ocorrer a Exposição de Maquetes de Bactérias produzidas pelos alunos da disciplina Fitopatologia do curso de Agronomia da Universidade Federal de Pelotas. A atividade aconteceu entre de 8 a 10 de novembro. Na sua quinta edição, foram exibidas 23 maquetes, que atraíram mais de 300 visitantes. A exposição faz parte do projeto de ensino e extensão “Modelos Didáticos de Microrganismos”, coordenado pela professora Andréa Moura.

A construção das maquetes é uma atividade opcional da disciplina, mas tem uma elevada participação dos estudantes. “É uma forma efetiva e divertida de fixar o aprendizado teórico”, explica Andrea. Após a exposição, as maquetes construídas são utilizadas para a popularização da ciência em diversas oportunidades, como a Fenadoce e Expofeira. Também são usadas em palestras e apresentações realizadas em escolas de ensino infantil, fundamental e médio. Algumas delas acabam sendo doadas, também, a escolas, que podem solicitar as atividades ou a doação de maquetes por meio de contato pelo e-mail abmoura@ufpel.edu.br.

Nesta edição, foram premiadas as seguintes maquetes:
– melhor representação técnica: Tiago Espedito Correa Danowski e Yure Rodrigues Nunes;
– construção mais criativa: Evelin Vahl Vargas e Leonardo Duarte Porto;
– maquete mais popular entre os visitantes: Espedito Correa Danowski e Yure Rodrigues Nunes.

Durante a exposição, também ocorreu a venda de jalecos do projeto “Jalecos solidários”; os valores arrecadados pela venda serão destinados à Associação de Apoio aos Pacientes com Câncer de Pelotas (AAPECAN). Os itens são arrecadados de estudantes que se formam, que depois de higienizados são comercializados por valores simbólicos. As doações, bem como a venda, acontecem durante todo o ano no Laboratório de Bacteriologia Vegetal da FAEM, que pode ser contatado pelo e-mail abmoura@ufpel.edu.br

Publicado em 13/12/2022, na categoria Notícias.
Marcado com as tags Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel.