Embaixador do Uruguai visita UFPel

A Universidade Federal de Pelotas recebeu nesta quarta-feira (7) a visita do embaixador da República Oriental do Uruguai no Brasil, Guillermo Valles. Acompanhado da cônsul-geral do Uruguai no estado do Rio Grande do Sul (RS), Liliana Buonomo, o diplomata participou de reunião com a vice-reitora Ursula Silva e de atividades na Agência de Desenvolvimento da Bacia da Lagoa Mirim (ALM).

Lagoa Mirim

A agenda do embaixador e da cônsul iniciou com reunião-almoço com a direção da ALM. Logo em seguida, houve encontro com a Equipe de Apoio Técnico do órgão, no qual foram discutidos aspectos do Tratado da Lagoa Mirim, especialmente no que tange a água como elemento de integração dos territórios.

Outro tema relevante tratado entre os diplomatas e a equipe da Agência foi o da crescente negociação para o estabelecimento da Hidrovia Uruguai-Brasil, através das águas da Lagoa Mirim, do Canal São Gonçalo e da Lagoa dos Patos, até o Porto de Rio Grande (RS). A implantação da infraestrutura que permitirá os transportes por via aquática está em fase de estudos básicos, que orientarão os Estudos de Viabilidade Técnica e Ambiental.

A visita também fortaleceu as relações entre a ALM e o país vizinho, em especial no que tangem os programas estratégicos vigentes da Agência, tais como o monitoramento ambiental, a promoção da pesca e do turismo e a valorização das estruturas físicas da bacia, que permitem os múltiplos usos das águas, como o caso da Barragem do Canal São Gonçalo.

Parcerias acadêmicas

Após a participação das reuniões na ALM, Valles e Liliana estiveram no Gabinete da Vice-Reitoria, onde se encontraram com a vice-reitora Ursula Silva e a assessora dos Gabinetes Mariana Schardosim.

O diálogo, conduzido em torno de temas como a internacionalização, permitiu a discussão da consolidação de redes de parceria entre Brasil e Uruguai, contando também com a participação de outros países do Mercosul como a Argentina e o Paraguai. “Precisamos pensar essa internacionalização em direção à América Latina”, pontuou a vice-reitora.

As parcerias acadêmicas ventiladas pelos emissários do país vizinho e da dirigente da UFPel também consideraram uma maior aproximação entre as universidades dos  dois países, cogitando movimentos como, por exemplo, a equiparação de currículos de cursos que permitam uma mobilidade mais intensa com a possibilidade de dupla diplomação.

O embaixador também se mostrou muito interessado em projetos de ensino, pesquisa e extensão da UFPel, especialmente em áreas da gestão ambiental e do Bioma Pampa.

Publicado em 13/12/2022, nas categorias Destaque, Notícias.