Vacina Meningocócica C chega ao Campus Capão do Leão

A Coordenação de Saúde e Qualidade de Vida da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (CSQV/PROGEP), por meio do Programa Viva Bem UFPel, realiza campanha de vacinação contra meningite. A ação é voltada para profissionais da saúde que estejam no quadro da Universidade.

Desta vez, serão contemplados os trabalhadores da saúde da comunidade do Campus Capão do Leão. As vacinas serão aplicadas na próxima quarta-feira (14) das 9h30min às 12h e das 13h às 15h30min, no Centro de Convivência do CCL, entre o restaurante e o caixa eletrônico. A atividade já foi realizada na Faculdade de Odontologia e se estenderá a outros pontos da Universidade, como o Campus Anglo, em datas e horários que ainda serão divulgados.

Serão necessários para o recebimento da dose os seguintes documentos: documento de identificação, carteira de vacinação e documento de comprovação da profissão ou de atuação em serviço de saúde.

Público estendido

O Programa Nacional de Imunizações (PNI) determinou uma expansão do público-alvo, com objetivo de reduzir a circulação da doença no país, recomendando uma dose da vacina conjugada Meningocócica C para trabalhadores da saúde e acadêmicos da área, mesmo que estes já tenham esquema vacinal completo, e também para crianças de até 10 anos que não tenham recebido o imunizante. Essa extensão está prevista até o ano de 2023.

Dessa forma, têm direito a receber o imunizante trabalhadores da saúde que atuem em espaços e estabelecimentos de assistência e vigilância à saúde, sejam eles hospitais, clínicas, ambulatórios, laboratórios e outros locais. Além dos profissionais com formação na área de saúde – como médicos, enfermeiros, nutricionistas, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, biólogos, biomédicos, farmacêuticos, odontologistas, fonoaudiólogos, psicólogos, assistentes sociais, profissionais de educação física, médicos veterinários e seus respectivos técnicos e auxiliares –, também os trabalhadores de apoio têm esse direito, como recepcionistas, seguranças, trabalhadores da limpeza, cozinheiros e auxiliares, motoristas de ambulâncias e outros. A vacina, além disso, será ofertada aos estudantes da área da saúde que estiverem prestando atendimento na assistência dos serviços de saúde.

Destaca-se que as unidades básicas de saúde estão realizando a imunização com a vacina meningocócica C para todos trabalhadores da saúde, incluindo os autônomos e cujos locais de trabalho ainda não foram contemplados com campanhas.

Mais informações podem ser encontradas neste link do Ministério da Saúde.