Projeto Mutirão Revitaliza CA realiza Mostra de ações realizadas na Unidade

A 1º Mostra das realizações do projeto Mutirão Revitaliza Centro de Artes acontecerá no dia 07 de dezembro, às 16h. Serão expostos trabalhos diversos feitos por alunos, professores e técnicos da unidade. Assim, além de proporcionar conforto e funcionalidade nas práticas de uso dos espaços do CEARTE, as transformações efetivadas a partir de diferentes criações artísticas, dialogam com os saberes da vida acadêmica, com a fruição estética e demarcam a importância de cada sujeito colocar-se como protagonista dos ambientes da Universidade, gerando sentidos de pertencimento, ao mesmo tempo que fortalece a valorização do espaço coletivo.

Os projetos de extensão são espaços produtores de experiências que forjam novos conhecimentos, eles têm ressonâncias imensuráveis nos modos de formação e suas circunstâncias contingenciais. Assim, o estudante extensionista é mobilizado a fazer revezamentos entre a teoria e a prática, passando a ser aquele que ensina ao mesmo tempo que aprende. O campo da extensão que se consolida através da arte, da cultura, do lazer, da vida (articulado com o ensino e com a pesquisa) acontece como ponte para o surgimento de territórios educativos construídos por meio de trocas diversas.

Nessa perspectiva, os sujeitos são convidados a transformar o desejado em algo possível, fortalecendo seu poder de escolha, sua interação mais sensível e atenta ao mundo, ampliando sua capacidade criativa e contribuindo para administrar os seus desafios cotidianos dentro de uma coletividade vivida. Através dessas ações que estamos dando visibilidade aqui e que são inventadas cotidianamente pelos agentes da extensão, abrem-se muitas possibilidades para a transformação de conhecimentos que não são neutros, mas que possuem impacto no nosso entorno para a construção de uma sociedade mais justa, plural, dialógica, resgatando valores que respeitem as diversidades culturais (gênero, etnia, geração, religião, sexualidade etc.). As vivências artísticas e lúdicas contribuem assim, a tornar os espaços em que atuamos enquanto campos de encontros, diálogos, de amizades, de experimentação, de sociabilidades, que afetam modos de existência. Desta forma, a comunidade acadêmica compartilha o registro de práticas extensionistas e os conhecimentos a partir delas produzidos, pois elas acontecem onde pulsam vidas e existências são cotidianamente transformadas.

A mostra de trabalhos tem como intuito contribuir artisticamente com a formação de profissionais competentes, para prestarem serviços tanto na formação de pessoas como na atuação artística. A partir da proposta trazida pela mostra dos trabalhos feitos no projeto revitaliza a comunidade visualiza que os esforços de todos que utilizam esse espaço fazem uma Universidade mais conectada ao cotidiano e colaborativa. O projeto como um todo traz energia e vida aos ambientes, constrói identidade coletiva e potencializa atitudes de inclusão, colaboração e enaltecimento de pautas individuais simultaneamente para que o pertencimento seja feito de modo horizontal. Desenvolvendo exercícios de criação estética (com o uso de criatividade possibilitar dar nova vida a materiais que seriam descartados) contribui-se para a preservação e sustentabilidade do meio ambiente do CEARTE- UFPel.

O projeto com ênfase em extensão, intitulado MUTIRAO REVITALIZA CA, assume uma dimensão social significativa, pensando no espaço como potencial agregador de pessoas, como território de trocas coletivas e de socialização. Expor os resultados da ação em uma mostra coletiva aberta à comunidade é uma forma de estimular a interação entre as pessoas e o ambiente, gerando uma apropriação positiva do espaço e aumentando a sua vitalidade.

Curadoria:

Jerônimo Azambuja

Coordenação:

Catia Fernandes De Carvalho, Josiane Duarte Dos Santos Crizél, Larissa Tavares Martins, Luana De Melo Pereira, Marina Dos Santos Pereira e Thiago Heinemann Rodeghiero

Artistas:

Alexandre Masotti, Anna Giulia M. Alvarenga (Black Cat), Emanuel Santos, Fernanda Moreira, Gabriel Gas, Gabriela Magalhães, Henrique Agabe, Livea do Carmo, Luna Aurora, Maria Eduarda Lisboa e Wesley Barboza

Publicado em 05/12/2022, nas categorias Informes Acadêmicos, Notícias.
Marcado com as tags Centro de Artes, Extensão, Projeto de Extensão.