Representante da UFPel é eleito presidente do Colégio de Pró-Reitores de Pesquisa

O Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFPel, professor Flávio Demarco, foi eleito presidente do Colégio de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação das Universidades Federais (Copropi). A eleição ocorreu durante o 38º Encontro Nacional dos Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação das Universidades Federais, ocorrido em Aracaju (SE) de 16 a 18 de novembro.

Será vice-presidente de Demarco o professor Marcos Vital, pró-reitor da Universidade Federal de Roraima. O mandato tem início em janeiro de 2023 e tem a duração de um ano.

É a primeira vez que um pró-reitor da UFPel assume a posição. O Copropi, além de congregar as lideranças na área de pesquisa e pós-graduação das universidades federais, funciona como órgão de assessoria à Associação Nacional de Dirigentes de Instituições de Ensino Superior (Andifes) nas pautas de ciência e tecnologia.

Na opinião de Demarco, sua eleição para o cargo é resultado do reconhecimento por parte de seus pares da importância da pesquisa e da liderança assumida pela UFPel no cenário nacional e internacional nos últimos anos. A mesma visão é compartilhada pela reitora da Universidade, Isabela Andrade: “É muito importante a representatividade que isso traz para a UFPel, principalmente no que tange à visibilidade que a ciência e a pesquisa da nossa Universidade têm tido”.

Apesar do desafio de pensar e incentivar a pesquisa científica em um contexto de desvalorização da ciência e das Universidades, o futuro presidente do Copropi  se diz esperançoso em poder colaborar com políticas que permitam reduzir a desigualdade social brasileira a partir da pesquisa: “A ciência e a tecnologia são essenciais para o desenvolvimento sustentável e soberano do nosso país”.

Publicado em 28/11/2022, nas categorias Destaque, Notícias.