Parceria entre UFPel e Escola Alfredo Dub é reforçada

A Universidade Federal de Pelotas (UFPel), através do Centro de Letras e Comunicação (CLC), com a recente criação do curso de licenciatura em Letras Libras – Literatura Surda pretende ampliar as atividades junto à Escola de Educação Especial Professor Alfredo Dub, que atua na educação de alunos surdos no município de Pelotas. O objetivo da parceria com a Escola é contribuir com o fortalecimento da Educação Bilíngue, a qual se tornou uma modalidade da educação brasileira pela Lei Federal nº 14.191/2021, que alterou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.

Para a vice-reitora da Universidade, Ursula Silva, a aproximação será um reforço para as ações que já são realizadas junto à Instituição, uma vez que o trabalho com a Escola já ocorre por meio da realização de projetos com a participação de professores, tradutores intérpretes de Libras e os estudantes. Ela destaca a expectativa de ampliar esse contato após abertura do Curso de Licenciatura em Libras já em 2023. “Tanto de estudantes nossos que possam desenvolver ações e projetos lá, quanto de estudantes da Escola que possam estar mais inseridos nos projetos da UFPel”, disse.

Para a coordenadora do curso de Letras Libras – Literatura Surda, Angela Nediane, a parceria será de fundamental importância para a realização de projetos de pesquisa e extensão, tendo em vista que essa escola será um dos principais campos de estágio dos alunos do curso.

A diretora da Escola, Fabiana Bohn, e a coordenadora da Instituição, Melissa Ribeiro, ressaltam o objetivo de promover a acessibilidade e o direito do surdo em ser atendido.

Atualmente, já são desenvolvidas ações em conjunto com a Escola por meio de projetos de pesquisa e extensão nas áreas de Artes, Comunicação, Educação e Tecnologia.