Hospital Escola retoma livre entrada de pais e mães na UTI Neonatal

O Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas (HE UFPel) retomou a liberação da livre entrada de mãe e pai nas dependências da Unidade de Tratamento Intensiva (UTI) Neonatal, Unidade de Cuidados Intermediários Neonatal Canguru (UCINCO) e Unidade de Cuidado Semi Intermediário Neonatal Convencional (UCINCA). A restrição havia sido imposta tendo em vista os protocolos de segurança em decorrência da pandemia do Covid-19.

Essa decisão foi tomada em consonância com o tema deste ano para o Novembro Roxo, mês que celebra a conscientização sobre a prematuridade. Dessa forma, essa ação ressalta a importância da presença de pai e mãe junto aos bebês prematuros.

Em 2022 o Dia Mundial da Prematuridade, celebrado em 17 de novembro, possui o tema “Garanta o contato pele a pele com os pais desde o momento do nascimento”. Essa data tem o objetivo de chamar a atenção da população a respeito da prematuridade e informar a respeito de suas consequências e formas de prevenir.

Em comparação com bebês nascidos a termo, bebês prematuros apresentam mais chances de desenvolver problemas de aprendizagem e comportamentais, deficiências motoras, doenças respiratórias e cardiovasculares crônicas ou diabetes. Apesar de cada vez mais comum, a prematuridade pode ser prevenida através do descobrimento precoce da gravidez e da realização de pré-natal.

Publicado em 22/11/2022, na categoria Notícias.
Marcado com as tags HE, Hospital, Hospital Escola, Novembro Roxo, prematuridade, UTI Neonatal.