Intervenção artística chama estudantes para participar do Plano de Desenvolvimento da Unidade (PDU)

“Planejar é resistir”, avisa o mural confeccionado na manhã desta quinta-feira (17) no Restaurante Universitário do Campus Anglo. As estudantes de Artes Visuais – Licenciatura Black Cat e Lea – Anna Giulia Alvarenga e Pietra Maciel, respectivamente – uniram seus estilos para passar uma mensagem aos estudantes da Universidade Federal de Pelotas (UFPel): a possibilidade de seu envolvimento no processo de planejamento da instituição. Mais especificamente, no Plano de Desenvolvimento da Unidade (PDU). A intervenção será realizada novamente nesta sexta-feira (18), pela manhã e durante o horário do almoço nos RUs do Centro e do Campus Capão do Leão.

As estudantes utilizam tinta acrílica para colorir os murais, que ficarão em exposição nos locais por duas semanas. Alunos e alunas da UFPel que desejarem participar poderão intervir no trabalho de forma livre, mas são convidados especialmente a escrever ou desenhar elementos significativos para o processo de planejamento. “Esperamos que coloquem coisas que considerem importantes para o futuro da UFPel. Não só coisas físicas, que muitas vezes são difíceis pela falta de verbas, mas até de relacionamento entre as pessoas, como por exemplo menos competição e mais interação”, destacou Anna.

No RU Capão, a intervenção teve também a participação da estudante de Biologia Tatiana Luckow (E)

As obras refletirão os estilos das artistas – Black Cat, como o nome já antecipa, utiliza como personas gatos pretos em atividades tipicamente humanas. Lea cria personagens que têm características futuristas a partir de pessoas que vê especialmente no contexto periférico. Ambas irão fazer releituras do logotipo do Planejamento da UFPel. “Como alunas, estarmos mostrando que todo mundo pode fazer parte do planejamento”, contou Anna.

É justamente esse envolvimento o ponto principal para o pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento, Paulo Ferreira Júnior. Segundo ele, a ação busca chamar os estudantes para conhecer o planejamento e participar do processo. Atualmente, a categoria divide com os servidores técnico-administrativos uma participação de apenas 30% na representação dos conselhos da Universidade. “Às vezes o aluno não se enxerga em uma posição de planejar. Pela legislação, os estudantes são preteridos, mas queremos trazê-los para dentro do processo de gestão da Universidade”, pontuou.

A estudante do oitavo semestre de Enfermagem Aline Kickhöfel viu a movimentação do evento e se aproximou para saber do que se tratava. Apesar de estar às vésperas de concluir o curso, deverá integrar as discussões para planejar o futuro para quem virá depois dela. “Acho bacana. Como acadêmicos, temos que nos unir contra cortes, batalhar e ter entendimento do que está acontecendo”, opinou.

Como participar
Para fazer parte das discussões do PDU, os acadêmicos devem procurar diretamente a direção da sua unidade, já que cada uma propõe espaços e momentos de debate específicos.

O que é o PDU
Os PDUs são documentos de planejamento onde as unidades (administrativa e acadêmica) registram seus planos a partir dos temas do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) para os próximos dois anos. No caso das unidades acadêmicas, os PDUs estão na dimensão operacional, ou seja, além de contextualizar sua realidade, elaboram o seu planejamento por meio de reflexões e discussões coletivas em suas respectivas comunidades internas, contemplando os objetivos para atendimento das atividades-fim da Universidade e caracterizando-se como local de materialização das execuções registradas no PDI. Saiba mais na página que reúne os documentos de Planejamento da UFPel.