Instituições Públicas do RS discutem a implementação da Agenda 2030 no Estado

Na quarta-feira (16), a Universidade Federal de Pelotas (UFPel), representada pelo pró-reitor de Extensão e Cultura, Eraldo Pinheiro, participou da organização do Painel da Rede Gaúcha de Instituições para a Educação Sustentável (Regies). O evento teve o apoio da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), que sediou as atividades. A Regies, criada em maio de 2022, é uma parceria entre as Instituições Públicas de Ensino Superior do Rio Grande do Sul; tem como proposta monitorar os objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) nos municípios e no Estado. Visa, assim, a partir das  atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão, implementar imediatamente os 17 ODSs e suas 169 metas.

O evento teve como tema “As instituições de ensino superior e o comprometimento com a Agenda 2030 e seus objetivos para a sustentabilidade: do global ao local – desafios e possibilidades”. Entre os painelistas, participaram os professores da Universidade de São Paulo (USP), Ricardo Abramovay, e da Fundação Getúlio Vargas (FGV), Luiz Nogueira, com mediação do docente da UFRGS Sérgio Schneider. O grupo reiterou a importância da temática, justamente no momento em que o Mundo volta seus olhares para a 27ª conferência do clima da Organização das Nações Unidas (COP-27), que se estenderá até sexta-feira (18), no Egito.

Durante o evento, o pró-reitor de Extensão e Cultura da UFPel apresentou o panorama geral das instituições participantes da Regies no tocante aos ODS. Por fim, as seus representantes assinaram uma carta que será encaminhada para o governador e ao presidente eleitos. Os painéis debateram também a importância da Rede e o papel das instituições de ensino superior  para trabalhar a Agenda 2030, no seu território de abrangência, tendo em vista as capilaridades das Universidades e Institutos Federais.

Integram a REGIES os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha (IFFar), Sul-rio-grandense (IFSul) e do Rio Grande do Sul (IFRS), a Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs) e as Federais de Pelotas (UFPel), de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), de Santa Maria (UFSM), da Fronteira Sul (UFFS), do Rio Grande (FURG), do Pampa (Unipampa). Envolvida com a temática, a UFPel sediará o 2º Seminário Internacional de Extensão, Pesquisa e Educação para Sustentabilidade (Siepes).

Publicado em 17/11/2022, na categoria Notícias.