Educação Patrimonial: projeto da UFPel inicia atividades no Colégio Pelotense

Professores e acadêmicos do curso de Museologia da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) participam, desde 19 outubro, em ações formativas, na área patrimonial, no Colégio Municipal Pelotense. O objetivo do projeto de extensão é proporcionar aos estudantes do 1º ano do Ensino Médio, que cursam disciplina afim no educandário, aproximação e conhecimento sobre os museus e os cursos da Universidade nessa área.

Em 26 de outubro, uma das primeiras ações do projeto consistiu em apresentar aos vinte estudantes do Colégio Pelotense o trabalho realizado nos Museus do Doce, de Ciências Naturais Carlos Ritter e de Arte Leopoldo Gotuzzo, todos de responsabilidade da UFPel. De acordo com a coordenadora do projeto, Noris Leal, o encontro proporcionou o primeiro contato com essas instituições para quase a totalidade da turma; apenas dois estudantes já haviam visitado um museu.

O projeto de extensão “Museus no Colégio Municipal Pelotense” terá duração de quatro anos. A proposta é que as interações entre Universidade-escola ocorram na disciplina “Museus”, oferecida semestralmente pelo educandário de forma eletiva. “Os professores e discentes do curso de Museologia da UFPel auxiliarão que a experiência dos alunos seja mais rica com a apresentação dos cursos da Universidade na área do patrimônio, assim como aproximação das instituições museais”, explica.

Publicado em 16/11/2022, na categoria Notícias.
Marcado com as tags Museologia.