Hospital Escola inicia Serviço de Acolhimento aos pacientes

Com o objetivo de prestar um atendimento mais humanizado, o Serviço de Acolhimento do Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas (HE UFPel) terá como meta instruir os pacientes e familiares sobre as normas e rotinas da instituição, assim como qualificar o processo de trabalho através de assistência integral, segura e acolhedora, desde a internação do paciente adulto e pediátrico até a sua alta hospitalar.

O acolhimento tem como base a Política Nacional de Humanização (PNH) do Sistema Único de Saúde (SUS), que visa promover um atendimento pautado em uma comunicação entre o paciente/acompanhantes com a equipe de saúde e a valorização de todos os envolvidos na produção da saúde.

A implementação dos serviços ocorrerá em fases, sendo a primeira iniciada na semana que vem. No primeiro momento o acolhimento ocorrerá para os setores de Clínica Médica, Clínica Cirúrgica, Clínica de Precaução Adulto, RUEs 2 e 3, Centro Cirúrgico, Pediatria e no Serviço de Espirometria. Os pacientes que forem internados nessas unidades passarão pela consulta de enfermagem na qual o enfermeiro irá aplicar a Escala de Morse (risco de queda), o protocolo de cirurgia segura, a identificação do paciente e fornecerá orientações sobre as normas e rotinas do HE. A partir disso, será determinado o tipo de transporte adequado para que a equipe encaminhe com segurança os pacientes até o leito de destino.

Na segunda fase serão acolhidos os familiares e acompanhantes de pacientes internados na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) adulto, UTI Neonatal e na semi-intensiva. Além disso, serão acolhidos pacientes ambulatoriais (pacientes que não serão internados, que acessam a instituição para consultas de acompanhamento). O acolhimento se dará a partir da entrega do folder informativo da instituição onde a equipe conversará reforçando as principais rotinas do HE.

Esse serviço está ligado à Unidade de Doenças Infecciosas e Parasitárias (UDIP), ao Setor de Cuidados Especializados (STESP) e à Divisão Médica (DMED). A equipe de acolhimento conta com enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem e higienistas.

Publicado em 11/11/2022, na categoria Notícias.
Marcado com as tags acolhimento, Comunidade, HE, Hospital, Hospital Escola, saúde.