UFPel comemora os 50 anos do Profissional Engenheiro Agrícola

A Universidade Federal de Pelotas (UFPel) comemorou, no dia 27 de outubro, os 50 anos do Profissional Engenheiro Agrícola. A comemoração ocorreu dentro do 51º Congresso Brasileiro de Engenharia Agrícola (Conbea) que teve como tema “50 anos do profissional Engenheiro Agrícola: revisitando o passado para transformar o futuro” e ocorreu no Pelotas Parque Tecnológico entre os dias 27 e 29 de outubro.

Pioneiro no país, o curso de Engenharia Agrícola da UFPel foi criado em 27 de outubro de 1972 e reconhecido pelo Ministério da Educação e da Cultura em 2 de fevereiro de 1978. O curso tem por objetivo formar profissionais capazes de solucionar problemas de engenharia, relacionados com o setor agrícola, nas áreas de Mecânica Agrícola, de Energização Rural, de Engenharia de Água e Solo, de Construções Rurais e Ambiência e de Processamento de Produtos Agrícolas.

O Engenheiro Agrícola desempenha atividades de engenharia, no que se refere à aplicação de conhecimentos científicos e tecnológicos necessários ao avanço da ciência e à solução de problemas relacionados a sistemas agrícolas. As atividades do profissional incluem o diagnóstico, o planejamento, o projeto, a avaliação de impactos ambientais e sociais, decorrentes de sistemas envolvendo energia, transporte, estruturas e equipamentos nas áreas de irrigação e drenagem. Além disso, inclui construções rurais e ambiência, eletrificação, máquinas e implementos agrícolas, agricultura de precisão, mecanização, automação e otimização de sistemas, processamento e armazenamento de produtos agrícolas. O Engenheiro Agrícola é a interface entre a tecnologia e a agricultura, sendo considerado uma das profissões do futuro com a chegada da Agricultura 4.0.

Sobre o Curso de Engenharia Agrícola

Criado em 27 de outubro de 1972 e reconhecido pelo Ministério da Educação e da Cultura em 2 de fevereiro de 1978, sua concepção resultou dos estudos iniciados em 1970 pela Universidade Federal de Pelotas, contando com o apoio do Instituto Interamericano de Ciências Agrárias (IICA), órgão da Organização dos Estados Americanos (OEA), do Conselho Nacional de Pesquisa (CNPq) e da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO).

Embora a primeira turma de alunos tenha iniciado seus estudos em março de 1973, o currículo mínimo para cursos de graduação em Engenharia Agrícola só foi fixado pelo Conselho Federal de Educação em agosto de 1974, através de sua Resolução no 31. Neste mesmo ano, o Curso de Engenharia Agrícola da Universidade Federal de Pelotas elaborou seu primeiro currículo pleno.

A partir de então, tendo uma visão mais clara das necessidades do mercado de trabalho e considerando as atribuições profissionais do Engenheiro Agrícola, modificações curriculares têm sido introduzidas periodicamente.

Publicado em 10/11/2022, na categoria Notícias.
Marcado com as tags Centro de Engenharias, Engenharia Agrícola.