Início do conteúdo

Começa a oitava edição da SIIEPE 

Com mais de 7 mil inscritos, teve início na manhã desta segunda-feira (17), o maior evento acadêmico e científico da Universidade Federal de Pelotas. Com o auditório da Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel lotado, a 8ª Semana Integrada de Inovação, Ensino, Pesquisa e Extensão (SIIEPE), teve em sua abertura a apresentação conjunta de dois importantes programas de extensão da Universidade, o Coral e o Núcleo de Teatro da UFPel, com o espetáculo “O sol há de brilhar mais uma vez”. 

Com a temática “Encontro de Saberes: Pluriversidade e Meio Ambiente”, a SIIEPE congrega o 6º Congresso de Inovação Tecnológica (CIT), o 8º Congresso de Ensino de Graduação (CEG), o 9º Congresso de Extensão e Cultura (CEC), o 24º Encontro de Pós-Graduação (ENPOS) e o 31º Congresso de Iniciação Científica (CIC). Ao todo, os eventos receberam cerca de 2,5 mil inscrições para apresentação de trabalhos. A SIIEPE ocorre até a próxima sexta-feira (21). Veja a programação. 

A mesa de abertura contou com a presença da reitora Isabela Andrade, da vice-reitora Ursula Silva, do pró-reitor de Extensão e Cultura, Eraldo Pinheiro, da pró-reitora de Ensino, Fátima Cóssio, e do pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Flavio Demarco. 

Em sua fala, a vice-reitora Ursula Silva, destacou o retorno do evento ao presencial, mesmo que de forma híbrida, com algumas atividades online para incluir os estudantes dos cursos Ead. “A temática do evento aproxima ainda mais a Universidade da Agenda 2030 da ONU, dos 17 objetivos de desenvolvimento sustentável. Neste sentido, pluriversidade e meio ambiente congregam a ideia de que uma Universidade precisa trabalhar os saberes, os fazeres, o conhecimento e a ciência, pensando no presente e no futuro do planeta e de todos os seres”, explicou. 

Em sua fala, a pró-reitora de Ensino, Fátima Cóssio, destacou que a Universidade é plural e diversa. “Ela tem que contemplar a pluralidade e a diversidade. Este evento é um ato de resistência, pois estamos realizando o nosso maior evento acadêmico e científico sem recursos”, ponderou. 

O pró-reitor de Extensão e Cultura, Eraldo Pinheiro, ressaltou o sucesso do CEC com cerca de 600 trabalhos que serão apresentados no decorrer da semana e destacou o protagonismo dos estudantes. “A participação de vocês neste evento é extremamente importante”, disse. 

Já o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Flavio Demarco, salientou o cancelamento de evento similar em outra universidade por falta de recursos devido aos cortes orçamentários e as dificuldades de organizar a SIIEPE sem recursos devido aos cortes orçamentários. “Apesar das dificuldades, estamos reunidos para celebrar o ensino, a pesquisa, a extensão, a cultura e a inovação. Para mostrar o que a Universidade tem produzido e que beneficia a comunidade local, nacional e internacional”, comemorou. 

Finalizando o ato de abertura da 8ª SIIEPE, a reitora Isabela Andrade falou sobre a importância de ter o auditório da UFPel lotado novamente para a Semana Integrada. “Realizar este evento foi um grande desafio, tendo em vista que tivemos um corte orçamentário no meio do ano e, apesar disso, não medimos esforços para que a SIIEPE fosse realizada de forma gratuita para nossa comunidade acadêmica, buscamos apoiadores e trabalhamos em conjunto para o sucesso do nosso evento”, destacou. 

Conhecimento em evidência

A 8ª Semana Integrada da UFPel ocorre de 17 a 21 de outubro. Todas as atividades acadêmicas da UFPel estarão suspensas no período de realização do evento.

O Transporte de Apoio estará especialmente dedicado ao acesso ao Campus Capão do Leão, onde se realizam as atividades presenciais do evento. Confira os horários aqui. O registro de presença será por QR Code, gerado na página da SIIEPE e que deverá ser apresentado ao monitor da sala.