SIIEPE inicia na segunda (17): Veja a programação

A 8ª Semana Integrada de Inovação, Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Federal de Pelotas (SIIEPE/UFPel) inicia na segunda-feira (17) e contará com diversas atividades, apresentações, conferências e palestras. Neste ano, o evento retorna ao formato presencial, mas terá algumas atividades online para uma maior participação do público.  O encontro congrega o 6º Congresso de Inovação Tecnológica (CIT), o 8º Congresso de Ensino de Graduação (CEG), o 9º Congresso de Extensão e Cultura (CEC), o 24º Encontro de Pós-Graduação (ENPOS) e o 31º Congresso de Iniciação Científica (CIC), reunindo a produção acadêmica e científica da UFPel.

A abertura da SIIEPE, ocorrerá às 9h, no auditório da FAEM, com a apresentação artística do Coral e do Núcleo de Teatro da UFPel, a Mesa de Abertura do evento e um café coletivo.

Revista Cultural

Entre as atrações da Revista Cultural ocorrerá uma Mostra Artística, na terça-feira, às 12h30min, em frente ao RU e o Show “Novembro o ano inteiro”, de Kako Xavier, com entrada franca, na quinta-feira (20), às 20h, no auditório 2 do Centro de Artes da UFPel (Rua Álvaro Chaves, 65, Pelotas). A reserva de lugar está ocorrendo pelo formulário.

Palestras

A palestra de abertura ocorrerá na segunda-feira (17), às 19h, com o professor do Departamento de Antropologia da Universidade de Brasília (UNB), Gersem Baniwa, primeiro professor indígena concursado em uma universidade pública federal, que falará sobre “Diversidade de Saberes e Lógicas Ameríndias para uma Universidade Intercultural e Interepistêmica”. A palestra será transmitida pelo canal da UFPel no YouTube.

Na terça-feira (18), às 19h, com transmissão pelo canal da UFPel no YouTube, ocorrerá a palestra do 8º Congresso de Ensino de Graduação (CEG) que abordará o tema “Interculturalidade e internacionalização: saberes de uma educação planetária” e será ministrada pela professora da PUC-RS, Marília Costa Morosini.

A palestra do 31º Congresso de Iniciação Científica (CIC), ocorrerá na quarta-feira (19), às 13h30min, terá como tema “Ciência como ela é” e será conduzida pelas professoras da UFRGS, Marcia Barbosa e Carolina Brito. A atividade será presencial, ocorrerá no auditório da FAEM e contará com a apresentação da Orquestra da UFPel.

Já na quinta-feira (20), às 13h30min, ocorrerá a palestra do 9º Congresso de Extensão e Cultura (CEC), no auditório da FAEM, com a apresentação do Programa de Percussão da UFPel (PEPEU). A palestra intitulada “Cosmologias racializadas: ciência e educação para o Brasil do século 21” será ministrada pelo professor da UFRGS, Alan Alves Brito.

Sua Tese em 3 minutos

Retornando à programação da SIIEPE, a atividade Sua Tese em Três Minutos (3MT), será realizada na tarde da quarta-feira (19), às 16h. Na 3MT,  doutorandos de programas da UFPel têm três minutos para, numa linguagem coloquial e não científica, explicar para o público a importância da sua tese. Uma comissão escolhe as melhores apresentações.

Mesa-Redonda e Apresentações Orais

A programação conta ainda com a apresentação de projetos dos Grupos PET da UFPel, planejada para a quinta-feira (20), às 19h.  As apresentações orais presenciais ocorrem todos os dias nos turnos da manhã e da tarde. Para contemplar os trabalhos dos alunos de cursos EAD e noturnos, ocorrerá uma sessão de apresentações orais na quarta-feira (19), às 19h, de forma remota.

A programação completa da SIIEPE pode ser conferida aqui.

Conhecimento em evidência

A 8ª Semana Integrada da UFPel ocorre de 17 a 21 de outubro. Todas as atividades acadêmicas da UFPel estarão suspensas no período de realização do evento.

O Transporte de Apoio estará especialmente dedicado ao acesso ao Campus Capão do Leão, onde se realizam as atividades presenciais do evento. Confira os horários aqui. O registro de presença será por QR Code, gerado na página da SIIEPE e que deverá ser apresentado ao monitor da sala.

Inscrições para Ouvintes estão abertas até domingo (16)

A organização SIIEPE reabriu as inscrições para interessados em participar do evento na modalidade Ouvinte. Os participantes têm até o dia 16 de outubro para fazerem seu registro.

Os inscritos nessa modalidade têm direito à certificação, desde que se cumpra a carga horária mínima de participação nas atividades da SIIEPE (saiba mais). As inscrições devem ser feitas na página da SIIEPE.