Abertura da SIIEPE terá palestra com professor indígena

A 8ª Semana Integrada de Inovação, Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Federal de Pelotas (SIIEPE/UFPel) inicia no dia 17 de outubro, reunindo a produção acadêmica e científica realizada pela Universidade. Dando início à programação do encontro, haverá apresentação artística conjunta entre Coral e Núcleo de Teatro da UFPel, café coletivo e palestra de abertura com o professor Gersem Baniwa, docente do Departamento de Antropologia da Universidade de Brasília (UNB).

O convidado, primeiro professor indígena concursado em uma universidade pública federal, falará sobre “Diversidade de Saberes e Lógicas Ameríndias para uma Universidade Intercultural e Interepistêmica”. A palestra será transmitida pelo canal da UFPel no YouTube e está marcada para as 19h. O tema vai ao encontro do mote da SIIEPE deste ano, que é “Encontro de Saberes: Pluriversidade e Meio Ambiente”.

De acordo com a professora Eleonora Santos, integrante da organização do evento, a fala do docente vem para incentivar a instituição a incorporar outras lógicas de formação de saberes e múltiplas epistemologias, reconhecer e valorizar diferentes conhecimentos e modos de estar no mundo, apagados pela colonização. Além isso, a participação de uma importante referência indígena no espaço acadêmico traz representatividade e evidencia que a universidade é lugar para todas as culturas.

Antes da palestra, haverá, pela manhã, acolhida no Campus Capão do Leão com a participação do Coral e do Núcleo de Teatro da UFPel, que apresentam uma produção conjunta e inédita para a ocasião: “O sol há de brilhar mais uma vez”. A atividade será às 9h, no Auditório da Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel (Faem).

Na sequência, representantes da gestão da UFPel irão dar as boas-vindas aos participantes e, em seguida, será servido café de confraternização no hall da Faem, oferecido pelas empresas apoiadoras do evento: Sicredi, Arrozeira Extremo Sul, CCAA, Lifemed, Mauro Motta Seguros e G Gotuzzo. “É momento de receber todos nesse movimento de reencontro, de estar junto, de vivenciar o Campus Capão do Leão – que muitas pessoas podem ainda não conhecer por terem chegado na UFPel agora ou durante a pandemia”, destacou.

Após o momento de integração, começam as apresentações orais dos congressos e eventos que compõem a Semana Integrada.

A programação completa da SIIEPE pode ser conferida aqui.

Gersem Baniwa
Possui graduação em Filosofia pela Universidade Federal do Amazonas (1995), mestrado (2006) e doutorado em Antropologia Social pela Universidade de Brasília (2011). Atualmente é professor associado no Departamento de Antropologia da Universidade de Brasília. Entre 2009 e 2021 foi professor adjunto e associado no Departamento de Educação Escolar Indígena da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Amazonas. Foi coordenador do Curso de Formação de Professores Indígenas da Universidade Federal do Amazonas (2020-2021); foi diretor de Políticas Afirmativas da Universidade Federal do Amazonas (2015-2016); foi gerente técnico de Projetos Demonstrativos/PDPI no Ministério do Meio Ambiente (2000-2004), conselheiro no Conselho Nacional de Educação (2006/2008 e 2016/2020), secretário municipal de Educação de São Gabriel da Cachoeira/AM (1997-1999). Foi presidente do Centro Indígena de Estudos e Pesquisas/CINEP, coordenador geral de Educação Escolar Indígena do Ministério da Educação (2007-2011). Foi diretor da Federação das Organizações Indígenas do Rio Negro/FOIRN e coordenador geral da Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira/COIAB. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Política Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: educação escolar indígena, educação indígena, movimento indígena, direitos indígenas e educação e diversidade.

Conhecimento em evidência
A 8ª Semana Integrada da UFPel ocorre de 17 a 21 de outubro e é composta pelo 31º Congresso de Iniciação Científica, pelo 24º Encontro de Pós-Graduação, pelo 9º Congresso de Extensão e Cultura, pelo 8º Congresso de Ensino de Graduação e pelo 6º Congresso de Inovação Tecnológica.

Todas as atividades acadêmicas da UFPel estarão suspensas no período de realização do evento.

O Transporte de Apoio estará especialmente dedicado ao acesso ao Campus Capão do Leão, onde se realizam as atividades presenciais do evento. O registro de presença será por QR Code, gerado na página da SIIEPE e que deverá ser apresentado ao monitor da sala.

Inscrições para Ouvintes estão abertas
A organização SIIEPE reabriu as inscrições para interessados em participar do evento na modalidade Ouvinte. Os participantes têm até o dia 16 de outubro para fazerem seu registro.

Os inscritos nessa modalidade têm direito à certificação, desde que se cumpra a carga horária mínima de participação nas atividades da SIIEPE (saiba mais). As inscrições devem ser feitas na página da SIIEPE.