Pesquisa realizada na UFPel é indicada a prêmio nacional

O livro “O Violão Pampeano de Lucio Yanel: Memórias de um fazer musical no Sul do Brasil”, escrito pelo músico e pesquisador gaúcho José Daniel Telles dos Santos, foi indicado ao Prêmio Profissionais da Música para representar a região Sul do Brasil (PR, SC e RS) na categoria “Educação: Biografia”. A obra é fruto de uma pesquisa de 15 anos realizada na Universidade Federal de Pelotas (UFPel) sobre a trajetória artística de Lucio Yanel, músico argentino radicado no Rio Grande do Sul desde 1982 e figura fundamental para a integração da música brasileira e latino-americana no Sul do Brasil. O público pode votar na obra até esta sexta-feira (30), pelo site do Prêmio.

“Foi com o objetivo de homenagear e celebrar a trajetória do mestre Lucio Yanel, e assim podermos compartilhar com mais pessoas, a inspiradora história de vida deste artista incrível a quem devemos tanto, é que escrevemos este livro” aponta o autor, José Daniel. Natural do Taim, interior de Rio Grande, o biógrafo de Yanel teve seu primeiro contato com a música do violonista através de um velho rádio de pilha de seu pai, ainda na infância em meio às lides rurais. “Quando ouvi a música do Lucio pela primeira vez, eu nunca tinha visto um violão na minha frente, não havia músicos na família. Demorou muito tempo até eu começar a estudar música. Mas a sonoridade do Lucio me marcou de tal maneira na infância que eu sabia que, um dia, eu iria viver para música e tornar ela a razão da minha da vida”, afirma o músico.

O hoje pesquisador e docente do curso de Licenciatura em Música da Unipampa, em Bagé, trabalhou como agricultor na plantação da cebola no interior de Rio Grande até seus 17 anos, quando migrou para a cidade e ganhou uma bolsa para estudar música e violão na Escola de Belas Artes Heitor de Lemos. Posteriormente, formou-se bacharel em Violão e Mestre em Memória Social e Patrimônio Cultural pela Universidade Federal de Pelotas, onde desenvolveu pesquisa pioneira sobre Lucio Yanel com orientação da professora e musicóloga Isabel Nogueira.

Para celebrar os 60 anos de carreira e os 40 da chegada do violonista argentino ao Rio Grande do Sul, o pesquisador resolveu homenageá-lo editando sua biografia, recentemente lançada pela editora Café Pequeno através do Edital Criação e Formação Diversidade das Culturas realizado em parceria entre a Fundação Marcopolo e a Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul (SEDAC), com recursos da Lei Aldir Blanc nº 14.017/20.

Sobre a obra
Sem a pretensão de ser uma biografia, no sentido estrito, a obra se debruça sobre a história de vida do violonista Yanel (1946), músico argentino nascido em Corrientes que em 1982 migra para o Rio Grande do Sul e passa a colaborar na promoção do intercâmbio entre a música latino-americana e a música gaúcha. Considerado um divisor de águas na história contemporânea do violão pampeano, a trajetória de Yanel adquire registro inédito nessa obra, que também versa sobre o contexto de algumas práticas socioculturais realizadas no âmbito da música regional.

Organizado em dez capítulos que contam as diferentes fases das andanças ao longo do violonista ao longo de seus 75 anos de vida, o livro traz curiosidades e histórias inéditas desde sua infância em Corrientes, até os dias atuais no Rio Grande do Sul. Em 2022, o músico completou 60 anos de carreira e 40 de sua chegada ao Sul do Brasil.

A partir da história oral e de fontes documentais, essa história é narrada a partir dos lembrares do próprio biografado em diálogo com as vozes de músicos influenciados por sua obra como Marcello Caminha, Mauricio Marques, Thiago Colombo e Yamandu Costa, que colaboraram com a pesquisa de José Daniel ao longo desses 15 anos.

A edição do livro foi realizada através do Edital Formação Criação: Diversidade das Culturas realizado em parceria entre a Fundação Marcopolo e a SEDAC com recursos da Lei Aldir Blanc. Tem produção, pesquisa e redação de José Daniel Telles dos Santos, revisão de Tatiana Braz Pereira, ilustrações de Alisson Afonso, diagramação de Clairto Martin, assessoria de Pedro Giles e está editado pelo selo literário da editora Café Pequeno. Lançado este mês no 13º Festival Internacional de Violão da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e na Casa de Cultura Mário Quintana em Porto Alegre, o livro se encontra com sua primeira edição de 400 exemplares esgotada.

Sobre o Prêmio Profissionais da Música
Indicada ao Prêmio Profissionais da Música, o maior prêmio do país da área musical na atualidade, a obra foi indicada para representar a região Sul do Brasil (PR, SC e RS) na categoria “Educação: Biografia”, ao lado de outras biografias sobre figuras consagradas da música popular brasileira, como Sylvia Telles, Belchior e Renato Russo.

A obra passou recentemente pela primeira etapa, e para poder seguir para a avaliação dos jurados até a final do prêmio, necessita do Voto do Público até o dia 30 de setembro.

Como votar na obra em cinco passos:

1- Acesse o site www.ppm.art.br
2- Faça o cadastro clicando no botão CADASTRO
3- Ao concluir o cadastro, clique no botão VOTAÇÃO
4- Escolha a categoria: EDUCAÇÃO: BIOGRAFIAS
5- Clique no Livro “O Violão Pampeano de Lucio Yanel” e confirme no botão VOTAR

Além dessa biografia, o público pode selecionar outros trabalhos em diversas categorias.

Publicado em 30/09/2022, nas categorias Destaque, Notícias.