Inscrições para transferência, reopção, reingresso, portador de diploma e retomada de estudos começam segunda (3)

Sessenta e nove cursos de graduação da Universidade Federal de Pelotas oferecem mais de 2,5 mil vagas para candidatos que já tenham mantido vínculo com a educação superior. O edital de transferência, reopção, reingresso, portador de diploma e retomada de estudos abrirá suas inscrições de segunda (3) a sexta-feira (7). A novidade é a nova modalidade de concorrência chamada retomada de estudos, voltada para pessoas que já tenham cursado ao menos um semestre de um curso de graduação em qualquer instituição, mas que tenham abandonado os estudos.

As informações completas podem ser encontradas no edital, disponível neste link.

As inscrições são gratuitas. Como critério geral para os processos de transferência, reingresso, reopção e retomada de estudos, está sendo pedido apenas um semestre letivo concluído. Para alguns cursos, conforme explica o edital, é necessário que sejam reaproveitadas, ao mínimo, três disciplinas ou no primeiro semestre ou ao longo do curso.

Os candidatos serão classificados a partir do maior número de disciplinas a serem aproveitadas pelo curso pretendido. Todas as modalidades concorrem em pé de igualdade, sem haver prioridade para alguma delas.

Haverá reserva de vagas, nos mesmos percentuais de cotas adotadas pela UFPel no Sistema de Seleção Unificada (SISU). Outra novidade deste processo é que haverá vagas reservadas para quilombolas e indígenas que tenham ingressado por meio de processos seletivos especiais voltados para estes grupos.

O curso de Medicina, por possuir critérios de seleção diferenciados, terá processo seletivo para vagas remanescentes regido por edital específico. A previsão é que a publicação das informações seja realizada em outubro próximo.

Modalidades disponíveis

Reopção: troca de curso de forma interna na UFPel;

Transferência: voltada para estudantes regularmente matriculados em outra instituição de ensino superior.

Reingresso: retorno às atividades de estudante que já tenha sido vinculado à UFPel e tenha abandonado ou cancelado sua matrícula;

Portador de diploma: ingresso de estudantes que já tenham concluído curso superior de graduação;

Retomada de estudos: destinada a candidatos que já tenham iniciado curso superior em outra instituição e tenham abandonado os estudos.

Publicado em 30/09/2022, nas categorias Destaque, Notícias.