UFPel é destaque em premiação da Fapergs

Estudante e três professores da UFPel receberão o prêmio “Pesquisador Gaúcho”

Quatro pesquisadores da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) serão agraciados com o Prêmio “Pesquisador Gaúcho” da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs). A condecoração, prevista para 10 de novembro no Salão de Convenções da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs), reconhecerá o trabalho de pesquisadores, por área do conhecimento, e profissionais do meio empresarial.

A edição de 2022 do Pesquisador Gaúcho, com o tema “Ciência Gera Desenvolvimento”, distinguirá 13 pesquisadores e profissionais. A UFPel é a Instituição que mais receberá prêmios: na área de Química, Eder João Lenardão; em Ciências da Saúde, Pedro Hallal; Física e Astronomia, Victor Paulo Gonçalves, e para Jovem Pesquisador, o estudante do curso de Odontologia, Matheus Fernandez. Os critérios para a distinção da Fapergs, envolvem, entre outros, participação em eventos nacionais e internacionais, trabalhos publicados e número de citações.

A reitora da UFPel, Isabela Fernandes, comemorou a conquista: “O Prêmio Pesquisador Gaúcho reconhece pesquisadores de grande destaque nas suas áreas de atuação. Ter pesquisadores da UFPel na lista de agraciados demonstra a qualidade da pesquisa e dos pesquisadores da nossa Universidade”. O pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da Instituição, Flávio Demarco, também ressaltou a produção científica de qualidade da Instituição, ainda que no contexto de cortes de recursos para as pesquisas no País. “[A Premiação] mostra a consolidação da UFPel como uma das principais instituições de pesquisa no estado e no Brasil”, pontuou.

Para os pesquisadores agraciados, o sentimento geral é de gratidão aos estudantes, colegas e à Universidade. Eder Lenardão, membro do Laboratório de Síntese Orgânica Limpa (Lasol), no Centro de Ciências Químicas, Farmacêuticas e de Alimentos (CCQFA), explica os propósitos ambientais e formativos das suas pesquisas: “Nossa contribuição é no sentido de tornar a síntese orgânica ambientalmente mais amigável e, ao mesmo tempo, contribuir na formação de recursos humanos dentro dos preceitos da Química Verde”. Já as pesquisas do ex-reitor da UFPel, Pedro Hallal, buscam principalmente estimular a prática da atividade física na população. “As pessoas mais ativas têm melhor saúde”, sintetizou.

O professor Victor Paulo Barros, do Grupo de Altas e Médias Energias da UFPel (Game),  realiza pesquisa em Física de Partículas, para compreender os elementos básicos (partículas e interações fundamentais) que compõem o Universo e descrever os fenômenos físicos. O docente explica que, recentemente, a sua atuação concentra-se no desenvolvimento teórico da descrição da estrutura de prótons e nêutrons (estrutura do átomo, unidade básica de construção da matéria), essencial para descrever a natureza. Os resultados obtidos pelo grupo têm sido comparados aos dados experimentais dos aceleradores de partículas (Estados Unidos/RHIC e Suíça/LHC) e dos observatórios de raios cósmicos (Argentina/Pierre Auger) e de neutrinos (Antártica/IceCube).

Jovem Pesquisador

O graduando de Odontologia, Matheus Fernandez, ressalta a importância do prêmio como um reconhecimento à Iniciação Científica. “Atualmente, os bolsistas de Iniciação Científica do País passam por inúmeras dificuldades diante do sucateamento da Ciência no Brasil. Acredito que o reconhecimento é indispensável para fomentar a prática científica entre os estudantes universitários”. As pesquisas desenvolvidas pelo acadêmico abordam desordens orais e o desenvolvimento de novos protocolos para a prática clínica médica e odontológica, principalmente no contexto de pandemia de Covid-19.