“Conversas sobre Caminhografia Urbana” dialoga com Evandro Fiorin

Na próxima segunda-feira (03), às 17h, o projeto “Conversas sobre Caminhografia Urbana”, da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Pelotas (FaUrb/UFPel) promove uma sessão de diálogo com Evandro Fiorin. A transmissão ocorrerá em sala que pode ser acessada neste link.

Evandro Fiorin possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação da UNESP – Universidade Estadual Paulista – Campus de Bauru-SP (1998), com bolsa de Iniciação Científica PIBIC-CNPq (1997-1999) e auxílio de aprimoramento PROEX-UNESP (1998) em Semiótica Visual, na Università degli Studi di Siena, na Itália, sob a orientação da professora Livre Docente Elaine Caramella; mestrado em Arquitetura e Urbanismo no Instituto de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (2003); doutorado em Arquitetura e Urbanismo – área: Projeto, Espaço e Cultura, pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (2009); e estágio de pós-doutorado na Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (2014-2015), em Portugal, sob a tutoria do professor associado Álvaro Domingues. Pesquisador em Visita Técnica à Universidade Roma Tre (2020), na Itália, para o desenvolvimento de pesquisas com o professor associado Francesco Careri. Ocupa o cargo de professor adjunto no Departamento de Arquitetura e Urbanismo da UFSC – Universidade Federal de Santa Catarina-SC (2018), onde leciona disciplinas de projeto em regime de dedicação exclusiva, além de atuar como professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo do PósARQ/UFSC. É, também, professor externo, credenciado no Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da UNESP. Foi Professor Assistente Doutor MS-3.2 em regime CLT, RDIDP da UNESP, junto à Faculdade de Ciências e Tecnologia – Campus de Presidente Prudente-SP (2010-2018), onde desenvolveu diversas atividades de liderança ligadas ao ensino à pesquisa e à extensão. Co-organizador dos livros: “Cidades do Interior Paulista: patrimônio urbano e arquitetônico”, editado pela Editora UNESP selo Cultura Acadêmica/Paco Editorial, 2015; “Arte-Ciência: Processos Criativos”, Editora UNESP selo Cultura Acadêmica, 2015; “100 anos Presidente Prudente: Arquitetura e Urbanismo”, IAB-SP/ Canal 6, 2017, “Cartografias da Cidade”, Anap, 2019 e “Caminhar como estrangeiro em terras de descobrimento: Processos de percepção da arquitetura e urbanismo contemporâneos”, Anap, 2020. Tendo desenvolvido trabalhos de investigação junto ao CEAU – Centro de Arquitectura e Urbanismo da FAUP – Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto, Portugal e ao Grupo de Pesquisa: Andalucia Transversal da US – Universidade de Sevilha, Espanha, onde realizou Visita Docente (2015). Os trabalhos em conjunto com essa instituição resultaram na publicação do e-book: “Metodologias de Projeto e Ferramentas de Pesquisa, Ensino-aprendizagem em Arquitetura e Urbanismo”, editado pelo Programa de Publicações da Pró-Reitoria de Graduação da UNESP / selo Cultura Acadêmica, 2016. Tem experiência na elaboração de projetos em diversas escalas de intervenção, bem como edificações para entidades comunitárias, filantrópicas, assistenciais, religiosas, fundações, organizações não-governamentais, governos estaduais e municipais e habitação de interesse social, tendo recebido premiações, menções honrosas e distinções em concursos nacionais e internacionais de arquitetura e urbanismo, inovação e sustentabilidade, algumas delas reunidas no Livro: “Espaços Projetados a partir da Extensão: as experiências do Núcleo de Projetos Arquitetônicos e Urbanos da UNESP-Campus de Presidente Prudente”, editado pela Editora UNESP, selo Cultura Acadêmica, 2014. Atua nos seguintes temas: arquitetura e cidade contemporâneas; percepção, usos e representações de novas espacialidades; práticas errantes no ensino, na pesquisa e na extensão; projetos experimentais em arquitetura e urbanismo e patrimônio arquitetônico e urbano; tendo tido, nos últimos anos, projetos de pesquisa, bolsas e auxílios aprovados pela CAPES, FAPESP e CNPq, os quais originaram o e-book: “Cidades do Noroeste Paulista: Patrimônio e Marginalidade ao longo dos antigos leitos férreos”, Anap, 2018. O e-book mais recente, “A Cidade Inacaba”, foi publicado pela Anap/ARQUFSC, 2021.

O projeto “Conversas sobre Caminhografia Urbana” faz parte da pesquisa “Caminhografia Urbana”, realizada pelo Laboratório de Urbanismo da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFPel, financiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (FAPERGS) e pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). A programação completa pode ser conferida neste link.