4º Encontro de Corais celebra os 104 anos do Conservatório

Na data em que comemorou 104 anos, o Conservatório de Música marcou a noite de 18 de setembro com o 4º Encontro de Corais. Apresentaram-se na Catedral Metropolitana de São Francisco de Paula cinco grupos: o Coral Infanto-Juvenil do Conservatório de Música, o Coral da Sociedade Pelotense Música pela Música, o Grupo Vox, o Coral da Universidades Federal de Pelotas (UFPel) e o da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

A diretora do Conservatório de Música, Magali Letícia Richter, considerou “memorável” a programação e a valorização da comunidade: “O evento foi extremamente satisfatório. A comunidade pelotense e da região se fez presente, praticamente lotando a Catedral Metropolitana. Foi um evento musical digno de comemorar os 104 anos do nosso querido Conservatório de Música”.

A abertura ficou por conta do Coral Infanto-Juvenil do Conservatório de Música da UFPel, com repertório diversificado: as músicas Murasame, When You Believe e Aquarela do Brasil. O grupo conta com 35 integrantes, entre 9 e 20 anos, sob a regência de Raquel Barbier e acompanhamento do pianista Felipe Banilha. Na sequência, apresentaram-se o Coral da Sociedade Música pela Música, com óperas de Giuseppe Verdi e Pietro Mascagni, e o Grupo Voz, com regências e seleções variadas: MLK (U2), Baião de Quatro Toques (José Miguel Wiznik e Luiz Tatit) e Riu, Riu, Chiu (Mateo Flecha).

Na sequência, o coral da UFPel e o da UFRGS concluíram a programação. O Coral da UFPel ecoou cantos nativos (Kraó), com mimetização de sons de animais; músicas em língua portuguesa (Cantares, de Ronaldo Miranda, e Juízo Final, de Nelson Cavaquinho e Élcio Soares) e a versão de Djavan “Sorri que o Sol Nascerá”. Já o grupo da UFRGS apresentou clássicos de diversas épocas, séculos 17, 19, 20 (Entre dos Mansos Arroyos; Abendlied; Eli, Eli; Mulungú Fuloriô) e a Suíte Nordestina, de Ronaldo Miranda.

Próximas homenagens

Uma série de outros eventos comemorativos ainda será realizada durante o mês. Na sexta-feira (23), às 19h30, egressos da UFPel promoverão recital de canto e piano no Conservatório de Música (Rua Félix da Cunha, 651), no Salão Milton de Lemos. Na terça-feira (27), no mesmo local e horário, será a vez do Grupo Ñanderkò, com o gênero chamamé. Ambas as atividades são com entrada franca, com recolhimento de doações de alimentos não perecíveis.

Para participar

O público interessado em participar dos corais do Conservatório de Música (Corais Feminino e Infanto-Juvenil) pode entrar em contato, na sede, diretamente com a regente, nas terças e sextas-feiras, ou com a secretaria, pelo telefone (53) 3284-3123.

Publicado em 23/09/2022, nas categorias Destaque, Notícias.
Marcado com as tags Conservatório de Música.