Seminário Leituras do Presente encerra com palestra de Inaicyra Falcão

Nesta quinta-feira (22), às 19h, o Seminário Leituras do Presente, promovido pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), terá a palestra de encerramento do seu terceiro ciclo de atividades. A convidada é a artista e professora Inaicyra Falcão, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Ela falará sobre “Corpo e Ancestralidade: saberes de tradições e reelaborações”. A palestra será transmitida pelo YouTube.

O Seminário Leituras do Presente teve início em 2021 e possui com principal objetivo discutir outros vetores conceituais que possibilitem abordar conteúdos da arte vigente e suas linguagens por meio de diferentes epistemologias que questionem a hegemonia e a tradição europeia. O seminário faz parte de um Projeto de Extensão da UFPel, promovido pelo Grupo de Pesquisa Arte e sua História: visualidades, discursos e sentidos, coordenado pelo professor Rogerio Vanderlei de Lima Trindade. As atividades com pesquisadores da arte e seu ensino terão continuidade no mês abril do ano de 2023.

A convidada
Inaicyra Falcão é doutora em dança – arte – educação, livre-docente em práticas interpretativas na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), cantora lírica, pesquisadora das artes na tradição africano brasileira nagô-yorubá. Como docente é articuladora de mundos e tem implantado um conhecimento pluricultural de dança, arte, educação, na formação de estudiosos tanto no contexto artístico quanto no contexto acadêmico.

Possui graduação em Dança pela Universidade Federal da Bahia, Mestrado em Artes Teatrais, dissertação “The ritual dance in Bahia” – University of Ibadan/Nigéria. Tem doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo/Brasil: “Da tradição africana-brasileira a uma proposta pluricultural de dança-arte-educação”. Livre-docente na área de Práticas Interpretativas/Dança do Brasil: “Entrelaçar: a dinâmica da trama”, Unicamp. Frequentou o curso de Dança Moderna no Studio Alvin Ailey, Dança Contemporânea na Schola Cantorum, Paris/França com bolsa do Governo Francês. Desenvolveu pesquisa junto à Universidade Obafemi Awolowo/Ifé/Nigéria com bolsa do CNPq e no Laban Centre for Movement and Dance/Inglaterra, com bolsa do Conselho Britânico. Foi docente do curso Theatre Arts University of Ibadan, da graduação em Dança do Departamento de Artes Corporais da Universidade Estadual de Campinas do curso de Pós-Graduação em Artes, Instituto de Artes, Unicamp. Coordena o grupo Interinstitucional de Pesquisa “Corpo e Ancestralidade” com diretório no CNPq. Publicou o livro “Corpo e Ancestralidade: uma proposta pluricultural de dança-arte-educação” e é uma das organizadoras do livro “Rituais e Linguagens da Cena: Trajetórias e Pesquisas sobre Corpo e Ancestralidade”. Tem se dedicado como pesquisadora à dança e à tradição da cultura africano-brasileira na arte educação, e ao canto lírico na releitura de cânticos ancestrais. O seu CD Okan Awa: Cânticos da Tradição Yorubá, ao lado das publicações, contribuem no aprofundamento da reflexão do trabalho do artista cênico, orgânico e plural, o qual ancora-se na dinâmica de uma cultura tradicional e contemporânea. Está voltada para os seguintes temas: processos de criação, matrizes culturais na dança contemporânea, ancestralidade africano-brasileira, educação pluricultural e canto.

Tema – Corpo e Ancestralidade: saberes de tradições e reelaborações
A exposição traz conceitos e parâmetros de elaboração da proposta pluricultural de dança, arte e educação, do livro “Corpo e Ancestralidade”, no intuito de destacar e repensar estratégias antirracistas aplicáveis ao contexto acadêmico e ao ensino no campo ampliado das artes. O desejo de articular mundos transparece, numa multiplicidade de sentidos, nos caminhos trilhados, em pensar como abrir passagens e fluir atravessamentos, nos processos de atualização e reinvenção das tradições, que especialmente se manifesta de forma intercultural nas dimensões ética, estética e poética do pensar e do fazer, em situações de senso de coletividade, como o próprio contexto de ensino das danças e das artes do corpo.

Professores(as) Organizadores(as):
Caroline Leal Bonilha
Neiva Maria Fonseca Bohns
Ricardo Henrique Ayres Alves
Rogerio Vanderlei de Lima Trindade
Thaís Cristina Martino Sehn

Apoio: Centro de Artes, Curso de Licenciatura em Artes Visuais, Curso de Bacharelado em Artes Visuais, Curso de Especialização em Artes, Programa de Pós-graduação em Artes Visuais (PPGAVI)

Projeto Gráfico: Thaís Cristina Martino Sehn e Ísis Pinheiro Corvello

Plataforma: Conexão Arte e YouTube

Periodicidade: de abril/setembro de 2022

Retorno das atividades: abril de 2023

Tempo de duração: 1h30min

Dia e horário: 22 de setembro, quinta-feira, 19h

Certificação: será fornecida certificação para participantes inscritos via formulário on-line disponibilizado durante a transmissão.

Site WordPress Institucional: https://wp.ufpel.edu.br/conexaoarte/

Canal no YouTube: https://www.youtube.com/c/ConexaoArteUFPEL

Instagram: @conexao.arte.ufpel

Facebook: https://www.facebook.com/leiturasdopresente.ufpel

Publicado em 21/09/2022, nas categorias Destaque, Notícias.
Marcado com as tags Ancestralidades, Arte, Artes, Centro de Artes, corpo, Dança, Educação, Palestra.