Equipamento de observação da RBMC foi substituído nesta terça (13)

O receptor do RSPE, equipamento instalado no Campus Capão do Leão da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e que faz parte do conjunto de estações geodésicas da Rede Brasileira de Monitoramento Contínuo (RBMC) foi substituído nesta terça-feira (13) para garantir a qualidade do serviços prestado à sociedade. O equipamento, instalado em 2013, sofreu uma avaria em março deste ano e precisou passar por manutenção. A troca é fruto de um esforço do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) tendo em vista que a estação é a única da região e faz parte também da Rede Nacional do Uruguai.

O equipamento compõe a estação geodésica da UFPel que atende utilizadores de Sistemas GPS no Brasil e no mundo e é de extrema importância para as redes de cadastro urbano e rural na região sul do País servindo à navegação, além de fortalecer muitos aspectos da pesquisa, desde a meteorológica, passando pela automação agrícola, até o vínculo com sistemas de referência globais. Nesse caso particular, trata-se de um receptor GNSS (GPS) do tipo estação de referência que faz o rastreio contínuo a satélites artificiais, voltada ao posicionamento e à cartografia e mapeamento nacionais.

O RSPE fica continuamente ligado observando as variáveis e possibilita que a comunidade científica e usuários que trabalham com topografia, georreferenciamento, geoprocessamento, engenharia entre outros utilizem a tecnologia NTRIP que permite que os profissionais recebam correções diferenciais realizadas pela estação em tempo real a partir de qualquer sinal de telefone celular. O acesso aos dados se dá de forma gratuita no site do IBGE.

A estação da UFPel tem cerca de 20 mil acessos por ano e é um dos projetos de extensão mais abrangentes e ativos da Universidade.

Publicado em 14/09/2022, na categoria Notícias.