Conhecendo o Nuprop: Grupo de Apoio em Matemática (Gama)
O Núcleo de Programas e Projetos da Pró-Reitoria de Ensino (Nuprop/PRE) está promovendo uma série de textos de forma a apresentar as iniciativas que estão sob sua alçada. No texto dessa semana, será apresentado o projeto Grupo de Apoio em Matemática (Gama).
O projeto Grupo de Apoio em Matemática (Gama) é uma iniciativa que acolhe estudantes de 34 cursos de graduação da UFPel nos câmpus Anglo, Capão do Leão, Porto e também no IFSul para o ensino de conteúdos de matemática básica e cálculo a discentes dos cursos que ofertam essas disciplinas em suas grades curriculares.
Fundado em 2010, pelos professores Cícero Nachtigall, Janice Nery e Alexandre Molter, sob o nome Tópicos de Matemática Elementar, Matemática Básica e Iniciação ao Cálculo, o projeto se dedicava, inicialmente, a prestar atividades de revisão e apoio dos conteúdos normalmente abordados no ensino médio. Isso se devia, principalmente, por uma demanda por resgate de conteúdos como conjuntos, funções, trigonometria, exponenciais e logaritmo, por parte dos alunos ingressantes.
Posteriormente, o projeto se dedicou ao apoio de revisão a conteúdos como limite, derivada e integral para os estudantes das disciplinas de cálculo. Em 2015 o projeto mudou o nome inicial para Grupo de Apoio em Matemática, adotando como sigla a letra grega gama, referência comum na matemática. Na sua marca, símbolos de funções como o da integral e os parênteses formam uma coruja, símbolo recorrente para a área de Educação.
Além de ofertar cursos em ciclos de 8 semanas para os módulos de revisão em matemática básica, limite, derivadas, geometria analítica e matemática básica II, o Gama também oferece monitoria para todos os estudantes que desejarem tirar dúvidas acerca dos conteúdos trabalhados, realizam ciclos de palestras mensalmente e já contam com um livro publicado.
Para contar um pouco mais do desenvolvimento do projeto, o Nuprop conversou com um de seus fundadores, o professor Cícero Nachtigall, e a atual coordenadora, a professora Rejane Pergher.
O poder transformador da educação como denominador comum
Atualmente, o Projeto Gama é responsável por levar apoio em matemática para uma média 500 estudantes por semestre. Segundo informações de seus representantes, o professor Cícero e a professora Rejane, esse número pode chegar a cerca de 700 a 800 alunos nos semestres ímpares. Dos estudantes que atendem aos cursos e todas as monitorias desenvolvidas pelo gama, mais de 75% chegam a ser aprovados nas disciplinas de cálculo, número muito superior à média geral de aprovação nessas disciplinas.
O segredo para o sucesso não acontece por mágica, mas pelo acolhimento dos estudantes desde o primeiro momento que procuram o Gama até o fim de sua passagem pelo projeto. Para além das aulas, dos conteúdos desenvolvidos e das monitorias, o Gama também realiza o acompanhamento continuado dos estudantes, investe em iniciativas de grupos de aprendizado autorregulados e compartilha toda experiência de professores que, por sua vez, já passaram por essas disciplinas na docência.
Uma gama de exemplos
Os anos de experiência transformando a educação no ensino de apoio em matemática são motivo de orgulho para os profissionais que fazem o Gama acontecer no cotidiano. Esse processo frutífero traz relatos significativos no tocante ao impacto, tanto na docência, como para os alunos que vêm a fazer parte do Gama.
A professora Rejane lembra o caso do estudante Pierre Teixeira: “Ele entrou na Universidade e já fez o curso preparatório nas férias. Então ele foi aluno do Gama, aí depois que ele cursou uma disciplina, um semestre, e se candidatou a ser bolsista. Foi nosso bolsista por quatro anos, durante toda a graduação, praticamente. Aí ele se formou, entrou para a pós-graduação aqui na UFPel e continuou como professor voluntário conosco. Daí ele fez a dissertação dele sobre o Gama. O tema dele era sobre os nossos bolsistas que eram de outros cursos que não eram licenciaturas e que resolveram seguir a carreira da docência. Nós temos um exemplo na própria Engenharia de Petróleo, um aluno que era nosso bolsista, que se formou, foi fazer mestrado e doutorado e agora entrou no curso de Engenharia de Petróleo como professor”.
Exemplos como o de Pierre podem sim ser um ponto fora da curva, no tocante à participação do projeto em sua vida pessoal. No entanto, relatos como esse carregam com muita propriedade o poder que a educação oferece na vida de um aluno. A importância de enxergar a Universidade como um lugar além da sala de aula, mas como um ambiente cheio de projetos e possibilidades de acolhimento para estudantes de diferentes vivências e que consideram, muitas vezes, a universidade como um ambiente desafiador.
No tocante ao projeto Gama, o impacto na vida dos estudantes pode muito bem ser visto nos depoimentos deixados na página do projeto. Um exemplo emocionante é o de Petri Adriel Jorge da Rosa, aluno da Engenharia Civil, que relata: “Obrigado, de coração! Gostaria de agradecer publicamente pela excelente oportunidade que este projeto proporciona aqueles que, como eu, vêm de um ensino médio feito na modalidade EJA e/ou formados há mais de 20 anos… Para nós, essa iniciativa é de vital importância, pois permite que possamos ingressar no ensino superior um pouco mais preparados, situação que, tenho certeza absoluta, culmina na diferença entra a formatura e a evasão! Não duvidem nunca da importância desse projeto! É muito mais que relembrar ou tirar dúvidas, é, sim, para muitos, criar conhecimento, reduzir desigualdades e trazer oportunidades”.
Resolvendo a incógnita da pandemia
Não é surpresa que a pandemia de Covid-19 surpreendeu a todos no ambiente acadêmico. A incerteza vigente quanto ao ensino presencial fez com que projetos e disciplinas convivessem com uma realidade de ter que se reinventar. No Gama, não foi diferente. De março a junho de 2020, o projeto, em colaboração com os professores das disciplinas de cálculo, colaboraram para desenvolver conteúdos e gravar todas as aulas dos módulos ofertados pelo Gama, que hoje estão disponibilizadas para todo o público em geral no canal do YouTube do projeto.
Além disso, o projeto venceu um edital junto a instituições como a Fapergs, que possibilitou um aporte em equipamentos como notebooks e projetor. Esse investimento fez o Gama chegar a alunos que, por conta da pandemia, tiveram que entregar os imóveis em Pelotas e voltar para suas regiões. Nesse período, o Gama atendeu alunos da UFPel do norte ao sul do país, muitas vezes tornando-se o elo que fortalecia o vínculo com a Universidade.
O Gama além da Universidade
O interesse pelo Gama, muitas vezes, acontece antes mesmo do início das aulas da graduação, como é o caso dos cursos preparatórios de férias. Essa demanda de buscas pelo projeto pode ser explicada muitas vezes pela procura comum aos estudantes da matemática pela revisão dos conteúdos básicos vistos no ensino médio. Esse processo gerou uma forte busca pelo projeto para além da Universidade, como é o caso do IFSul. Desde 2019, o Gama desempenha atividades de extensão no Instituto Federal, com aulas e monitoria sempre aos sábados.
Essa procura, naturalmente despertou o interesse para as atividades de extensão. Hoje o projeto fomenta também parcerias com escolas públicas do ensino fundamental e médio.
Um convite a conhecer o Gama
O Gama segue com seu maior objetivo que é ajudar os estudantes com dificuldade nos conteúdos de matemática básica e cálculo e convida a todos os alunos a conhecerem e procurarem as iniciativas do projeto.
São palavras da Professora Rejane: “O Gama está aqui para auxiliar todos os alunos da Universidade, e, agora com ação de extensão, também ele está aberto a estudantes e professores de escolas públicas do ensino fundamental e médio. Então, a gente faz essa aproximação do estudante de escola pública com o estudante do ensino superior. Esse estudante passa a ter o ensino superior como uma possibilidade para ele no futuro. E essa relação é muito bacana. Então quero dizer que o Gama está aqui para auxiliar todos os estudantes. A gente oferece cursos de revisão, monitorias. Podem procurar nossos monitores. Tem a tabela de horários na página do Gama. É só acessar lá que vão ter todos os horários. A gente atende no Anglo, no Capão do Leão e na Cotada, para auxiliar nas disciplinas. Eles podem fazer monitoria com nossos bolsistas ou podem fazer os nossos cursos e oficinas. Então, são todos convidados e a gente fica muito feliz em ajudar”.
Para o professor Cícero, o convite fica para o aluno usufruir de toda a experiência que o projeto tem a oferecer: “Acho que o principal convite que a gente pode fazer é a nossa experiência acumulada ao longo desses anos todos. Muitos estudantes procuram o Gama, às vezes, um pouco apreensivos, receosos. Por conta de todo o resgate que, às vezes, é exigido na disciplina de Cálculo. E o Gama trabalha também nessa perspectiva de acolhida, porque a nossa experiência mostra que os estudantes que procuram o Gama, sistematicamente, que se organizam pra procurar ajuda, eles têm uma probabilidade de aprovação, de sucesso, muito maior. Então, eu acho que o principal convite que a gente pode fazer é esse histórico de levantamento, que aponta, que o Gama realmente faz a diferença, que ele pode dar esse apoio. Nós temos materiais de apoio que foram desenvolvidos há muitos anos, que foram desenvolvidos por professores de cálculo. Então a gente procurou trazer nesses materiais de apoio e nas aulas de apoio, os pontos que a gente percebe que são fundamentais de resgate para fazer uma disciplina de cálculo. Então isso configura na nossa opinião uma rede de apoio”.
Portanto, o projeto Gama abre suas portas e convida a todos os estudantes que desejem fazer parte desta rede a procurar seus professores e monitores. Aproveitando o convite, não deixem de acompanhar o ciclo de palestras do projeto no YouTube, as oficinas de aprendizagem autorregulada e para mais informações acessem a página do Gama no Facebook e na sua página oficial.