Simpósio Internacional de Gênero, Arte e Memória (SIGAM) será realizado em novembro

O 7º Simpósio Internacional de Gênero, Arte e Memória (SIGAM), organizado pelo Grupo de Pesquisa Caixa de Pandora e Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais do Centro de Artes da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) será realizado de 21 a 23 de novembro. As inscrições estão abertas.

O evento, que nesta edição será híbrido, com atividades presenciais e remotas, evoca a Esperança como potência e prática de resistência. A intenção é refletir sobre o momento atual da Terra, assolada por um modo de vida insustentável, com excessos de toda ordem que ameaçam a sobrevivência das espécies, das comunidades, e a própria existência humana. “Porque é preciso reativar a conexão com a natureza, força geratriz, alteridade e transformação, convocamos a comunidade acadêmica e interessada para praticar a esperança, experimentar a inquietação criativa, reforçar posturas crítico-reflexivas, existências e reexistências”, aponta a comissão organizadora. De acordo com o grupo, a esperança é uma abertura, para o futuro, para outras experimentações, possibilitando aprendizados, partilhas, para no coletivo construir alternativas.

A programação conta com Grupos de Trabalho (GT), mesas temáticas, conferências, apresentação musical, lançamento de livros e sessão de autógrafos, mostra de curtas, oficinas e exposição. As atividades são lideradas por mulheres: palestrantes, coordenadoras de GT, mediadoras e oficineiras. A programação completa e outras informações estão no site do evento.

Inscrições
A participação é aberta para pesquisadoras e pesquisadores, docentes e discentes da pós-graduação e da graduação em artes e humanidades, integrantes de movimentos sociais, de instituições públicas e privadas do Brasil e exterior. Os alunos da graduação podem se inscrever como comunicadores em co-autoria com seus professores orientadores. As inscrições devem ser realizadas até o dia 12 de outubro.

De 15 de setembro a 20 de outubro estarão abertas as inscrições para participar da exposição que integra as atividades do evento, no Corredor 14, em Pelotas, no período de 21 a 25 de novembro. A proposta é dar visibilidade a poéticas que se instauram em torno de identidades, iconologias e discursos entabulados pelo feminismo e ativismo de gênero, nas diferentes linguagens artísticas.

As inscrições podem ser feitas aqui.