Rede de Enfrentamento da Desinformação em Saúde promove ação sobre a Monkeypox

Grupo integrado pela UFPel reuniu material sobre a doença e orientações como se proteger, com base em fontes cientificamente confiáveis

A Rede Interinstitucional de Enfrentamento da Desinformação em Saúde (Redes), formada pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), outras Instituições Federais de Ensino e os Ministérios Públicos Federal e Estadual com sede no Rio Grande do Sul, deu início à sua primeira ação informacional. O tema é a Monkeypox, popularmente conhecida como “varíola dos macacos“, doença infecciosa que se espalha pelo mundo, inclusive o Brasil. É uma questão de saúde pública que exige ações combinadas tanto dos órgãos públicos quanto da sociedade.

Com base em orientações oficiais e de saúde, o grupo de Instituições criou materiais com informações básicas sobre a doença, que podem ser compartilhados, por exemplo, via WhatsApp ou Telegram. Estão apresentados dados sobre o comportamento da doença, tratamento, formas de prevenção e sintomas. Há também uma sequência de imagens que mostra a evolução das lesões na pele.

Estão disponibilizadas peças gráficas para as plataformas de redes sociais, como Facebook e Instagram, além de uma lista com as fontes consultadas (órgãos oficiais de saúde, universidades, pesquisadores e profissionais da Medicina). Tudo para que a população possa aprofundar o conhecimento e ter a segurança de que, ao compartilhar essas informações, contribuirá para enfrentar a desinformação em saúde. A partir de setembro, os canais da UFPel nas redes sociais digitais apresentarão o material produzido pela Redes. O conteúdo completo está reunido na página especial sobre a Monkeypox.

Objetivo

Mentiras, boatos, informações sem contexto ou fundamento e outras formas de desinformação podem contribuir para aumentar a transmissão e a gravidade de doenças. Podem também dificultar o acesso da população a serviços de saúde e a tratamentos adequados. A A missão da da Rede Interinstitucional de Enfrentamento da Desinformação em Saúde (Redes) é enfrentar esses desafios, por meio da educação e de outras ações que contribuam para garantir o direito do cidadão a informações e a serviços de saúde orientados pela ciência.

Publicado em 13/09/2022, nas categorias Destaque, Notícias.