PelotasMUN participa do Desafio dos Refugiados 2022

Pelo segundo ano consecutivo, o Pelotas Model United Nations (PelotasMUN), projeto ligado ao curso de Relações Internacionais da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), participará do projeto no #MUNRefugeeChallenge 2022 – Desafio dos Refugiados.

Em 2021, o PelotasMUN participou Desafio dos Refugiados, promovido pelo Alto-Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR) com participação global de mais de 20 mil estudantes, sendo premiado na categoria “Comunicação” pelo melhor vídeo promovendo a participação no evento – como um dos quatro projetos mundiais a ser premiado na categoria, dentre mais de 300.

Nesse ano, o comitê do Conselho Econômico e Social das Nações Unidas (ECOSOC) – um dos três promovidos no evento PelotasMUN – participará do Desafio discutindo o tópico “Encontrar soluções duradouras para os refugiados”, que estudantes universitários e secundaristas poderão simular em português. As propostas de resoluções do ECOSOC serão enviadas ao ACNUR para apresentação a um júri da agência.

Imagem
Para refletir o mote “Um passo para um novo começo” (“A step to a new beginning“) e transmitir o entusiasmo do projeto e de sua equipe em participar novamente do Desafio, era necessário uma imagem única. Assim, foi usada uma inteligência artificial (IA), a Midjourney, para criar uma ilustração singular representando pessoas de diferentes idades e culturas, refugiados caminhando com mochilas e malas, forçados a se deslocar em busca de um novo começo – com o sol ao fundo, reforçando a esperança que os move.

Inscrições no PelotasMUN
Para participar dessa experiência única, receber um certificado oficial do ACNUR e ainda ter sua resolução apresentada na ONU, os interessados podem se inscrever no PelotasMUN 2022. Participarão do Desafio aqueles que se inscreverem no comitê ECOSOC. A atividade ocorre nos dias 15 e 16 de outubro.

As inscrições para o PelotasMUN devem ser feitas neste link.

Publicado em 13/09/2022, nas categorias Destaque, Notícias.
Marcado com as tags alunos, Debate, Estudantes, PelotasMUN, Relações Internacionais, simulação.