Início do conteúdo

5º FIFAP apresenta “Danzpare Brasil” nos dias 12 e 13 em Pelotas

A 5ª Edição do Festival Internacional de Folclore e Artes Populares de Pelotas (FIFAP), ocorrerá nos dias 12 e 13 de setembro. Sempre buscando inovar e diversificar, para essa edição o festival apresenta o “Danzpare Brasil” – como parte do Festival Internacional de Dança Patrimonial em Pares, com sede na Costa Rica, cuja produção no Brasil está a cargo da Baillar Centro de Danças, de Passo Fundo.

Está prevista a participação de 13 países das três Américas: a do Norte, representada pelo México; Central por Guatemala, Honduras, Costa Rica, Nicarágua e Panamá; e América do Sul por Colômbia, Equador, Bolívia, Peru, Argentina, Paraguai e Brasil. A Programação do Evento conta com apresentações e oficinas em 15 escolas públicas e três ONGs, três espetáculos para o público em geral e o desfile de rua.

O FIFAP é um encontro cultural não competitivo, ao qual companhias de danças folclóricas de diferentes países são convidadas. O evento promove uma ação de impacto cultural, social, turístico e educativo relevante para a cidade, pois chega a um grande número de pessoas de forma direta, através dos espetáculos, desfile de rua, oficinas, entre outras ações. Além disso, procura atingir a população de forma indireta através das diferentes estratégias de promoção e difusão, num complexo de atividades totalmente gratuitas.

O FIFAP também se configura como um projeto de atividade extensionista, promovido pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense (IFSul) – Campus Pelotas, em parceria com diversos segmentos do município. Localmente conta com o apoio da Prefeitura de Pelotas, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação. E em âmbito internacional, conta com o apoio do Festival Internacional de Dança Patrimonial em Pares (Costa Rica). O grupo folclórico anfitrião do evento é a Abambaé Companhia de Danças Brasileiras, que estará recebendo os artistas internacionais na cidade de Pelotas.

O projeto tem como principais objetivos promover o intercâmbio entre diferentes culturas através de oficinas, mostras e espetáculos de dança folclórica e artes populares; estimular o interesse ao conhecimento de diferentes culturas; e descentralizar as atividades culturais, levando as danças para as praças, largos, escolas e espaços na periferia da cidade.

De acordo com a comissão organizadora, a realização do FIFAP não se limita ao evento bianual de alguns dias, configurando-se em uma iniciativa abrangente e complexa que vem crescendo e se consolidando a cada edição. As escolas contempladas por atividades durante o evento continuam recebendo apoio e atividades durante todo ano, como oficinas de dança, música, entre outras, ministradas e coordenadas tanto pelo Núcleo de Folclore da UFPel (NUFOLK) – culminando na realização anual da Semana do Folclore -, pelo Projeto Oficinas de Danças Folclóricas para a Comunidade, quanto pela Abambaé Companhia de Danças Brasileiras. Neste ano, diversas ações estão vinculadas ao Programa Andorinha, uma parceria entre a UFPel e a Secretaria Municipal de Educação e Desporto (SMED).

Segundo os organizadores, a partir disso, torna-se visível a importância da atuação que tem o evento da UFPel e do IFSul, juntamente com a Prefeitura de Pelotas, conquistando cada vez maior inserção e aceitação das artes populares e do folclore junto à comunidade pelotense e regional.

Programação

Dia 12 de setembro

Tarde: 14h às 17h – Atividades nas Escolas Municipais (15 escolas)
Noite: 20h – Espetáculo no Auditório do Centro de Artes UFPel – Rua Álvaro Chaves, 65 (sugere-se a doação de alimentos não perecíveis)

Dia 13 de setembro
Tarde: 14h às 17h – desfile de rua no Centro Histórico e apresentação no Mercado Público
Noite: 20h – Espetáculo no Auditório do IFSul – Campus Pelotas (sugere-se a doação de alimentos não perecíveis)

Para mais informações, a comissão organizadora do Festival pode ser contatada pelo e-mail fifap.pelotas@gmail.com. O FIFAP também está no Instagram e no Facebook.